| Resumo
O atual ambiente econômico está sendo moldado por duas forças poderosas: a tecnologia e a globalização. Além de tecnologia e globalização, outras forças estão reconfigurando a economia como a desregulamentação de vários setores e a privatização das gigantes empresas estatais. Do seu lado os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais entre os produtos e mostram menos fidelidade a marcas. Os fabricantes de marcas reconhecidas estão enfrentando a concorrência de marcas locais e estrangeiras, o que está causando a elevação dos custos de promoção e a redução das margens de lucro. Eles estão sendo ainda pressionados por poderosos revendedores que disponibilizam espaço limitado nas prateleiras e estão lançando suas próprias marcas para concorrer com as marcas mais conhecidas. As empresas têm utilizado, em escala cada vez maior, a análise interna e de mercado e muitas delas já estão mudando para acompanhar tantas mudanças. Existem várias tendências que estão sendo utilizadas pelas empresas para se prepararem: terceirização, comércio eletrônico, benchmarking, alianças estratégicas, fornecedores-parceiros, foco no mercado, globalização e descentralização. As empresas também estão
repensando suas filosofias, seus conceitos e suas ferramentas. Neste novo
milênio, os principais temas do marketing são: marketing
de relacionamento, valor do cliente ao longo do tempo, participação
nos clientes, marketing para mercados-alvos, individualização,
bancos de dados, comunicação integrada de marketing, parceria
com canais de distribuição, marketing integrado e tomada
de decisão baseada em modelos. |
Copyright © 2010 AIEC.
|