Embora as empresas americanas venham sendo ágeis no atendimento da satisfação dos clientes e na qualidade dos produtos, elas têm pouca experiência e poucas histórias de sucesso na transformação desse atendimento em design e fabricação do produto e em estratégias de administração voltadas para a melhoria da qualidade.

De qualquer forma, melhorar a qualidade exige compromisso extremo e recursos substanciais. As grandes empresas brasileiras, dos mais variados setores, gastam milhões de dólares anualmente para montar departamentos inteiros que têm por finalidade responder aos inputs recebidos de clientes. Provavelmente, sem tal compromisso, muitos clientes sentiriam que seus inputs seriam ignorados ou não reconhecidos.

Desenvolver relacionamentos bem-sucedidos exige prática constante e intensa de técnicas de pós-marketing. Um dos esforços mais óbvios é coletar informações dos clientes. Esse tipo de programa fornece feedback do cliente sobre a qualidade do produto e sugere direções futuras para a melhoria ou mudança. Todos os aspectos seguintes devem ser objeto de mudança:


  • Bem ou serviço oferecido;
  • Sistema de entrega ou distribuição;
  • Ações, atitudes e valores dos funcionários;
  • Ações, atitudes e valores da administração;
  • Estrutura e cultura organizacional;
  • Incentivos aos funcionários e programas de recompensa.


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