2 - O conceito do atendimento

O atendimento pode ser classificado em duas grandes naturezas:

atendimento mudo
atendimento atitudinal

E mesmo que uma empresa pudesse garantir a contratação dos melhores e mais competentes profissionais do mercado, o melhor atendimento ainda não poderia ser garantido. Até porque a qualificação e o comprometimento dos funcionários são fundamentais para o atendimento, porém não são suficientes.

Talvez o grande erro da maioria das empresas seja imaginar que prepara o pessoal para o bom atendimento seja apenas trazer o funcionário para a sala de aula, com alguns filmes, transparências, apostilas etc., ensinar-lhes como voltar para a loja e, com base em um curso, oferecer o tão desejado bom atendimento.


O funcionário volta para a loja; aprendeu como sorrir, como cumprimentar, como ser gentil e atencioso com o cliente; volta do treinamento tão empolgado que, de fato, aplica este aprendizado por 10 dias, ou uma semana, até que tudo cai no esquecimento e ele já não se lembra bem do relacionamento. A questão é que, em muitos casos, não há consistência entre o discurso feito no treinamento e as ações de fato praticadas na loja. Por isso a necessidade de se considerar a segunda etapa: o desenvolvimento de uma cultura de atendimento.



Copyright © 2010 AIEC.