3 - Desenvolvimento de uma cultura de atendimento

Como a empresa quer relacionar-se com o cliente? Como deseja ser vista pelo cliente? Quais os valores perseguidos para esse atendimento? Que política de atendimento adotar para a empresa estar conectada a essa cultura de atendimento? Como o cliente interno é tratado? Qual o modelo de atendimento que o nosso cliente interno recebe? Que ações devem ser implementadas para envolver a todos nesse processo? Como obter feedback sobre o atendimento oferecido? Como dar feedback aos funcionários?

Essas e outras questões possibilitam a definição de uma cultura de atendimento que pode dar suporte à estratégia de atendimento. Feito isso, é necessário gerar uma conspiração, onde todas as áreas da empresa participem, em prol dessa cultura de atendimento. Todos, juntos, trabalham na mesma causa, na mesma direção, integrados em um objetivo comum.

Apenas depois de incorporada a cultura de atendimento, pode-se falar da seleção e da formação da equipe para o atendimento.

Capacitação do pessoal do atendimento - O bom atendimento começa na contratação dos profissionais que mantêm contato direto e/ou indireto com o cliente. No perfil dos profissionais desejados, além das características técnicas e operacionais, é fundamental buscar pessoas que possam estar identificadas com os valores da cultura de atendimento.


Podemos considerar três níveis de contato com o cliente:

Contatos de 1º Grau: São os contatos em que a interação da empresa com o cliente é indireta, como em mala direta ou propaganda de televisão.

Contatos de 2º Grau: São aqueles em que o contato com os funcionários é realizado em parte diretamente e parte indiretamente, como no caso de uma ligação ou uma entrega.

Contatos de 3º Grau: São aqueles em que a interação atinge seu grau máximo por meio de vendedores, atendentes, caixas etc.



Copyright © 2010 AIEC.