O consumidor, normalmente, passa por cinco estágios durante o processo de compra de algum produto:

1. Identificação da necessidade: Neste momento o consumidor sente falta de algo e inicia o seu processo de compra. Por exemplo, para a preparação de uma macarronada falta o molho de tomate.

2. Busca de informações: o segundo estágio é marcado pela busca de informações sobre todos os produtos, marcas e fornecedores que possam satisfazer uma necessidade ou desejo. Por exemplo, para comprar um automóvel, normalmente, uma pessoa visita várias agências, compara modelos, preços, pega vários prospectos, folhetos etc.

3. Análise das informações:
de posse das informações coletadas, o ciente passa a verificar cada ponto obtido e analisar o custo-benefício, procurando obter a máxima satisfação. Por exemplo, para comprar um computador, um consumidor, visitou várias lojas e conversou com várias pessoas. Agora ele passa a analisar o que ele precisa de um computador para então decidir qual o mais apropriado.

4. Compra: este é o momento de ir ao local escolhido adquirir o produto desejado. A compra será efetuada no local escolhido caso seja agradável ao consumidor realizar a compra neste local. Caso contrário, ele irá embora e iniciará todo o processo novamente. Por exemplo, caso, após ter escolhido em que restaurante jantar, um casal demore a ser atendido ou tenha que esperar por uma mesa, ele pode ir embora e procurar outro restaurante.

5. Pós-venda: aqui se verifica a resposta da satisfação do cliente. Caso ele tenha sido bem atendido e satisfeito em suas necessidades, ele tenderá a voltar uma próxima vez. Caso contrário, não apenas não voltará, como também contará de sua insatisfação para uma média de 11 pessoas.



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