O consumidor, normalmente, passa por cinco estágios durante o processo
de compra de algum produto:
1.
Identificação da necessidade: Neste momento o
consumidor sente falta de algo e inicia o seu processo de compra. Por
exemplo, para a preparação de uma macarronada falta o
molho de tomate.
2. Busca de informações: o segundo estágio
é marcado pela busca de informações sobre todos
os produtos, marcas e fornecedores que possam satisfazer uma necessidade
ou desejo. Por exemplo, para comprar um automóvel, normalmente,
uma pessoa visita várias agências, compara modelos, preços,
pega vários prospectos, folhetos etc.
3. Análise das informações: de posse das
informações coletadas, o ciente passa a verificar cada
ponto obtido e analisar o custo-benefício, procurando obter a
máxima satisfação. Por exemplo, para comprar um
computador, um consumidor, visitou várias lojas e conversou com
várias pessoas. Agora ele passa a analisar o que ele precisa
de um computador para então decidir qual o mais apropriado.
4. Compra: este é o momento de ir ao local escolhido
adquirir o produto desejado. A compra será efetuada no local
escolhido caso seja agradável ao consumidor realizar a compra
neste local. Caso contrário, ele irá embora e iniciará
todo o processo novamente. Por exemplo, caso, após ter escolhido
em que restaurante jantar, um casal demore a ser atendido ou tenha que
esperar por uma mesa, ele pode ir embora e procurar outro restaurante.
5. Pós-venda: aqui se verifica a resposta da
satisfação do cliente. Caso ele tenha sido bem atendido
e satisfeito em suas necessidades, ele tenderá a voltar uma próxima
vez. Caso contrário, não apenas não voltará,
como também contará de sua insatisfação
para uma média de 11 pessoas.
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