Atendimento do pessoal de vendas com boa vontade, cordialidade e competência
são atributos essenciais de todos os funcionários que
mantêm uma interação com os consumidores, não
importa se aloja adota o sistema de auto-serviço ou de atendimento
personalizado. As empresas podem adotar três estilos de atendimento:
o intenso e pessoal, a assistência básica e o auto-serviço.
Intenso
e pessoal é o atendimento que ocorre em lojas especializadas
como joalherias e óticas, nas quais a presença e intensa
interação entre o pessoal de vendas e o consumidor são
fatores essenciais para que a transação se desenvolva.
Assistência
básica é o sistema utilizado em grandes lojas
de departamento, em que os funcionários estão à
disposição para ajudar os consumidores em seu processo
de compra. O layout, a departamentalização, a sinalização
e a exposição dos produtos permitem, porém, que
o consumidor realize seu processo de compra sem o envolvimento do
pessoal de vendas.
Auto-serviço
ó o tipo de atendimento adotado em lojas como supermercados,
em que os consumidores realizam, sem a ajuda da equipe da loja, a
seleção dos produtos.