Os serviços de pós-transação, como o nome indica, são aqueles oferecidos aos consumidores após eles terem realizado a compra do produto: entrega, ajustes e concertos, montagens e instalações, devoluções e gerenciamento das reclamações.

Entrega - Muitas vezes o serviço de entrega torna-se indispensável pelo volume e peso dos produtos. Esses serviços são altamente valorizados em lojas localizadas próximo a estações de transporte coletivo e em regiões de baixa renda nas quais os consumidores não possuem automóveis. Também para o segmento de terceira idade, é um fator de competitividade. A entrega pode ser realizada por frota própria ou terceirizada.

Ajustes e consertos -Muitas lojas de confecções, especialmente as que vendem produtos de qualidade superior, oferecem serviços de ajustes de roupas. Lojas que vendem aparelhos, equipamentos e veículos costumam prestar serviços de reparo e assistência técnica, especialmente durante o período de garantia. A qualidade e presteza desses serviços têm forte peso no reforço da imagem dessas lojas.

Montagens e instalações - Lojas que vendem móveis, carpetes ou outros itens, como exaustores, aparelhos de ar-condicionado e computadores, costumam prestar ou terceirizar serviços de montagem e instalação. Costuma-se considerar estes serviços como parte integrante do produto comprado.

Devoluções - As diretrizes sobre devoluções e trocas variam de empresa para empresa. A facilidade de realizar a troca de produtos é uma característica muito valorizada pelos consumidores. Existem varejistas que não permitem a devolução, outros que permitem a troca por outro produto e aqueles que praticam a política da “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”.



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