•
Gerenciamento das reclamações - Quando
fazem reclamações, os consumidores esperam que se adote
uma postura receptiva e compreensiva e que se mostre empatia com o seu
desapontamento, ou seja: o consumidor quer ser ouvido com atenção.
Essa compreensão implica procurar atender o consumidor, mesmo quando
ele não esta certo. A forma pela qual se responde a uma reclamação
poderá superar de tal forma a expectativa do consumidor que poderá
transformá-lo de cliente insatisfeito em muito satisfeito. As reclamações
podem e devem ser vistas positivamente, pois oferecem uma chance para
identificar o erro e corrigir além de servir como ótima
fonte de informação sobre os produtos e outras atividades
da organização. Muitas empresas estão implantando um serviço de atendimento ao consumidor para lidar com as reclamações e estimular o desenvolvimento de um fluxo de comunicação entre ela e seus clientes. É importante que este serviço não só seja operado por pessoal bem treinado a lidar com reclamações, ma também procure canalizar essas reclamações para que os problemas possam ser solucionados. Existem alguns tipos mais freqüentes de reclamações de clientes que podem ser citados:
O
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) consiste em um elo decisivo
entre o consumidor e a empresa, uma vez que traz informações
valiosas sobre o desempenho das marcas e a demanda por novos produtos.
Sua importância é dupla: além de demonstrar o interesse
do consumidor por determinado produto, funciona como um recurso estratégico
no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos, de pesquisa
de mercado e uma poderosa ferramenta de marketing quando trabalhado como
realimentador de informações para a empresa. É um
fator importante para a retenção de clientes. |
Copyright © 2010 AIEC.
|