| Resumo
O atendimento pode ser classificado em duas grandes naturezas: o atendimento mudo e o atendimento atitudinal. Como é que a empresa relaciona-se com o cliente? Como deseja ser vista pelo cliente? Quais os valores perseguidos para esse atendimento? Que política de atendimento adotar para a empresa estar conectada a essa cultura de atendimento? Como o cliente interno é tratado? Qual o modelo de atendimento que o nosso cliente interno recebe? Que ações devem ser implementadas para envolver a todos nesse processo? Como obter feedback sobre o atendimento oferecido? Como dar feedback aos funcionários? Essas e outras questões possibilitam a definição de uma cultura de atendimento que pode dar suporte à estratégia de atendimento. O bom atendimento começa na contratação dos profissionais que mantêm contato direto e/ou indireto com o cliente. Uma vez admitido, o profissional deve então passar por um treinamento global, onde é desenvolvido um conteúdo que apresente a cultura de atendimento da organização, o perfil do consumidor, seus desejos e expectativas de atendimento, a política e a estratégia de atendimento, bem como a conexão entre cultura e estratégia. A seguir, o funcionário passa para uma fase de treinamentos específicos, onde é dada ênfase ao domínio técnico e operacional específico a cada cargo / função, como também ás exigências comportamentais do atendimento. Talvez, por tudo isso, o atendimento telefônico represente um dos principais pontos de atrito no que se refere à formação de uma boa imagem e relações entre empresas e consumidores. Costuma-se classificar os níveis de serviços de atendimento em quatro alternativas: auto-serviço, auto-seleção, serviços limitados e serviços completos. Os serviços de atendimento podem ser classificados em três categorias de acordo com o momento do processo de compra do consumidor: a pré-transação, a transação e a pós-transação. De certa forma, todos os funcionários de uma empresa, que têm qualquer interação com o consumidor, desempenham alguma atividade de venda pessoal. A habilidade da comunicação pessoal é a base para todo o processo de venda pessoal, no qual ocorre a troca de idéias e interesses entre o vendedor e o comprador. A venda pessoal é um processo que
consistem em sete etapas: a preparação e prospecção,
a abordagem ao cliente, a determinação das necessidades
do cliente, a apresentação de produtos e ajuda na seleção,
a administração e superação de objeções,
o fechamento da venda e o follow-up. |
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