| Esse fato
costuma também provocar a cultura
do não ou a cultura
da transferência. Esse tipo de atitude costuma ser fatal, pois
provoca uma situação altamente negativa no relacionamento
do cliente com qualquer empresa. No entanto, é comum ver-se atitudes
desta natureza nas pessoas que fazem o contato, que lidam com o consumidor
face a face.
Aqui prevalece uma lei: cliente insatisfeito não reclama, vai embora. Apenas cerca de 4% dos clientes insatisfeitos reclamam. Para cada cliente que reclama, existem 20 outros que não o fazem. E, entre os que não reclamam, uma média que vai de 65% a 90% deixa de comprar o produto. Por fim, sabe-se que o custo de conquistar um cliente é cinco vezes maior que o custo de reter um cliente ativo. Quando as
reclamações são atendidas, pesquisas mostram uma
resposta positiva do cliente. 82% dos que reclamaram voltam a comprar
da empresa. Além disso, esse contato com o cliente gera informações
valiosas sobre o produto e sobre a empresa do ponto de vista do consumidor.
Entre essas informações, aparecem também sugestões
que podem ser aproveitadas para novos produtos. |
Copyright © 2010 AIEC.
|
|
|