4 - Avaliação do Endomarketing Um instrumento muito empregado e válido para a avaliação do programa de endomarketing é o GRID – Grupo Interno de Diagnóstico. O GRID faz esta avaliação a partir de reuniões entre departamentos ou entre funcionários de um mesmo departamento. Nestas reuniões, deve-se também esclarecer e resolver problemas que possam surgir na prática do endomarketing.
Estes problemas podem abranger as mais diversas áreas ou aspectos, indo desde questões internas de um departamento até sondagens para verificar, por exemplo, como a prioridade para os valores do cliente está sendo assimilada pela linha de frente ou por outros departamentos. Mas não é só, pois a avaliação pode se concentrar ainda na própria questão da resistência ao processo de endomarketing, procurando identificar onde, como e por que surgem estes focos de resistência. Outra ferramenta de
avaliação é a técnica de espelho, em que “fotografa-se”
a empresa em um momento zero, ou seja, exatamente no início do
programa de endomarketing e, gradativamente, vão sendo realizadas
releituras periódicas com o objetivo de se verificar como está
se processando a assimilação dos novos valores, o grau de
comprometimento e envolvimento dos funcionários, a relação
interna entre os departamentos e os prováveis pontos de resistência
e seus motivos. Como se vê, os objetivos da técnica do espelho
são os mesmos do GRID. |
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