Aqui se torna fundamental ter em vista que, seja qual for o método de avaliação empregado, o acompanhamento pode ser consolidado por meio da sistematização de um conjunto de procedimentos gerenciais:


  • Cada departamento deve identificar os seus clientes internos e segmentá-los segundo o tipo de serviço a ser prestado. Significa montar um mapa que mostra as fronteiras e conexões do departamento. É fundamental identificar qual é o cliente principal. Certamente, ele vai merecer uma concentração especial de esforços.


  • Adotar uma atitude proativa, que consiste em procurar o cliente interno para obter o feedback em relação ao serviço que está prestando.


  • Selecionar os momentos da verdade e, em especial, os momentos da verdade críticos, que são aqueles que exercem um impacto especial sobre o cliente. O segredo está em se colocar na posição do cliente.


  • Identificar e analisar o ciclo de serviço. Entende-se por ciclo de serviço todas aquelas etapas percorridas pelo cliente ao utilizar um determinado serviço. Sabe-se que nem todas as etapas têm a mesma importância ou complexidade para o cliente. É preciso ter sempre em mente os momentos da verdade críticos, mas também não se deve descuidar de nenhuma etapa do ciclo.


  • O “Relatório do cliente”: conjunto de procedimentos adotados pela gerência para avaliar os serviços prestados segundo a avaliação do cliente. Contem todos os atributos do serviço que possuem importância na percepção do cliente.


Copyright © 2010 AIEC.