| 1 - Qualidade no pós-marketing Diz-se que o marketing vem, no decorrer dos anos, mudando sua orientação de enganar clientes, para desapontá-los e depois satisfazê-los. O pensamento atual é de que o sucesso futuro depende da habilidade em integrar sistematicamente o cliente ao negócio. Infelizmente, as empresas, atualmente, antecipam-se cinicamente aos clientes apenas obtendo lucro ao explorá-los em vez de também satisfazer suas necessidades e desejos. Mesmo as empresas bem intencionadas podem perder a visibilidade de seu objetivo mais importante – satisfazer clientes. Elas podem se concentrar no objetivo restrito de criar novos produtos ou de concorrer agressivamente com outras empresas; ambas perspectivas fatais. Ironicamente,
as atenções das empresas têm-se voltado em conhecer
as expectativas dos clientes apenas quando eles estão considerando
a compra de bens e serviços que a empresa oferece. Pesquisadores
de marketing estão geralmente ocupados em estudar fenômenos
agregados tais como segmentos de clientes ou atributos de produto. Eles
tendem a ignorar informações ao nível do cliente,
perdendo oportunidades para responder perguntas como: “quais foram
as expectativas do cliente X?” ou “Elas foram satisfeitas?” |
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