3 - Progressão da Qualidade

A administração de empresas passou por três estágios em relação à qualidade, movendo o assunto da linha de produção para a sala do conselho de administração.

No final dos anos 80, quando as empresas japonesas começaram a conquistar os consumidores do mundo inteiro com seus produtos baseados em qualidade em vez de preços baixos, as empresas ocidentais entraram na fase de inspeção. Nessa fase foram empregadas técnicas de amostragem nas fábricas para estudar como a qualidade de produção poderia ser controlada. Antes de fazer uma avaliação da implantação do modelo japonês no Brasil é interessante entender o que ocorreu com este sistema.

A partir do momento que as idéias de Deming foram conhecidas pelas empresas ocidentais, o assunto parece ter começado a ser levado a sério. A partir desse ponto, as empresas ocidentais entraram na fase de controle de qualidade.

À medida que as atitudes das empresas ocidentais em busca da qualidade continuavam a evoluir, ingressou-se na fase da Administração da Qualidade Total. Nesse estágio, qualidade tornou-se um objetivo estratégico de toda a organização. Qualidade já não era mais confinada a um departamento de controle de qualidade mas passou a ser assunto de todos os funcionários



Copyright © 2010 AIEC.