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Identificação da base de clientes
- Com a disponibilidade e a capacidade cada vez maior dos microcomputadores,
mesmo as pequenas organizações podem manter perfis complexos
de clientes e acessar informações à medida que interagem
com cada um deles. É o chamado de banco de dados de clientes e
será visto mais à frente.
- Nas organizações
de serviços, normalmente já existe uma lista de clientes,
assinantes ou associados. As informações relativas a cada
cliente devem ser muito mais amplas que apenas nome, endereço
e telefone, objetivando o sucesso dos propósitos de marketing.
- Fabricantes
de bens duráveis costumam ter certificados de garantia devolvidos
pelos compradores que podem ser utilizados para iniciar um bom banco
de dados de clientes.
- Outras
empresas deverão identificar seus clientes antes de estabelecerem
um banco de dados.
A etapa de
coleta de nomes não custa muito, pois existem maneiras baratas
de encorajar os clientes a fornecerem seus nomes e endereços. Por
exemplo, a utilização de cupons está possibilitando
esta tarefa.
Uma vez conhecidos os nomes dos clientes, deve-se especificar a arquitetura
do banco de dados. Estabelecer sua estrutura é uma decisão
que precisa de algumas considerações. Especialistas podem
dar assistência no projeto para que ele seja mais eficiente no atendimento
dos usos específicos.
Quando a base de clientes é muito grande, é recomendável
iniciar com um segmento menor, obter experiência e demonstrar para
a administração o valor do banco de dados antes de implantar
toda a base de clientes no computador.
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