Identificação da base de clientes - Com a disponibilidade e a capacidade cada vez maior dos microcomputadores, mesmo as pequenas organizações podem manter perfis complexos de clientes e acessar informações à medida que interagem com cada um deles. É o chamado de banco de dados de clientes e será visto mais à frente.

  • Nas organizações de serviços, normalmente já existe uma lista de clientes, assinantes ou associados. As informações relativas a cada cliente devem ser muito mais amplas que apenas nome, endereço e telefone, objetivando o sucesso dos propósitos de marketing.
  • Fabricantes de bens duráveis costumam ter certificados de garantia devolvidos pelos compradores que podem ser utilizados para iniciar um bom banco de dados de clientes.
  • Outras empresas deverão identificar seus clientes antes de estabelecerem um banco de dados.

A etapa de coleta de nomes não custa muito, pois existem maneiras baratas de encorajar os clientes a fornecerem seus nomes e endereços. Por exemplo, a utilização de cupons está possibilitando esta tarefa.

Uma vez conhecidos os nomes dos clientes, deve-se especificar a arquitetura do banco de dados. Estabelecer sua estrutura é uma decisão que precisa de algumas considerações. Especialistas podem dar assistência no projeto para que ele seja mais eficiente no atendimento dos usos específicos.

Quando a base de clientes é muito grande, é recomendável iniciar com um segmento menor, obter experiência e demonstrar para a administração o valor do banco de dados antes de implantar toda a base de clientes no computador.



Copyright © 2010 AIEC.