Manutenção do contato - a empresa não deve apenas iniciar comunicações externas. Ela deve, também, estabelecer um mecanismo para que os clientes possam contatá-la com facilidade. Em oposição a tal postura, algumas empresas se aborrecem com a idéia de abrir suas portas para clientes chatos e curiosos. Entretanto, existe uma quantidade crescente de informações e sugestões que podem ser recebidas por meio de um número de telefone 0800, portais na Internet e outros veículos de acesso. Eles fornecem mais benefícios do que custos envolvidos.

Operações bem-sucedidas como o Centro de Atendimento GE e o Serviço de Compromisso com o Cliente da Ford são exemplos de valor de um forte envolvimento com os consumidores. Mas tais instalações não são baratas. A montagem dos chamados Call Centers, ou a terceirização destes, envolve os mais variados custos, que apenas são compensados pelo compromisso da alta administração em orientar a organização para o atendimento das necessidades, desejos e expectativas dos clientes.

Recuperação de clientes perdidos - Enquanto a principal mensagem do pós-marketing é estabelecer e manter relacionamentos com os clientes atuais, algumas das empresas mais conhecidas hoje estão voltando atrás para recuperar clientes perdidos. Clientes perdidos são defeitos para a empresa, ou melhor, eles são os clientes para os quais a empresa falhou. Para melhorar seu sistema de marketing, bens e serviços, a empresa pode contatar clientes perdidos e aprender com eles. Suas opiniões sobre produtos, sistemas de entrega ou pessoal podem oferecer informações mais significativas objetivas do que os clientes atuais que estejam razoavelmente satisfeitos.

Outra razão para contatar clientes perdidos é que muitos podem ser recuperados. Um levantamento sobre clientes perdidos pode servir como input para um programa de prospecção de vendas ao identificá-los como de alta probabilidade para novas compras. Esses levantamentos e programas de recuperação de clientes perdidos alertam a empresa que eles não estão perdidos para sempre.

Os programas para reconquistar clientes podem tomar muitas formas. Podem ser altamente organizados e agressivos ou simples, como a manutenção do nome do cliente no mailing list da empresa. Um dos maiores erros de marketing é retirar o nome de clientes inativos do banco de dados. Quando isso é feito, o cliente geralmente para de receber qualquer tipo de comunicação da empresa e sua insatisfação torna-se ainda maior.



Copyright © 2010 AIEC.