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Em toda pesquisa de mercado, a identificação dos objetivos
é fundamental para o sucesso de programas de mensuração
da satisfação de clientes. Esta definição
inclui:
• Identificação
dos assuntos específicos que serão mensurados e estabelecimento
de uma hierarquia de importância dos mesmos;
• Entrosamento com as práticas organizacionais de modo
que os resultados levantados sejam usados para influenciar os funcionários.
• Determinação de quem deve participar do levantamento.
• Determinação de quem usará os dados internamente.
• Visualização de como as informações
coletadas poderão ser mais bem apresentadas em um relatório.
Freqüentemente,
as respostas para algumas questões organizacionais já existem
na forma de dados secundários, isto é, dados disponíveis
que já foram compilados por outras fontes, para uma pesquisa entre
os quais podemos incluir registros internos, relatórios governamentais,
relatórios de empresas de consultoria e publicações
de negócios. É, muitas vezes, útil uma busca nos
dados secundários, pois podem reduzir custos antes de partir para
uma pesquisa de campo.
Corresponder-se com os clientes atuais é uma fonte rica de tópicos
para a montagem de um sistema de mensuração de satisfação.
Sem tirar conclusões sobre a importância absoluta de um assunto,
ele pode ser incluído ou excluído por julgamento. Entretanto,
mesmo que o relacionamento possa ser extremamente útil, não
deve ser a única fonte de assuntos a serem incluídos. Grupos
de foco e entrevistas de profundidade também são procedimentos
úteis para ampliar a lista de assuntos.
A ordem dos assuntos também deve ser avaliada, pois alguns deles,
se perguntados antes de outros, podem influenciar as respostas dos pesquisados.
Assim, deve ser definida uma seqüência lógica entre
os assuntos. Essa seqüência pode especificar algumas perguntas
como de menor prioridade que podem ser respondidas no final, se o tempo
permitir.
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