| Definição
da amostragem e timing
A amostragem envolve duas considerações: o tipo e tamanho
da amostra e o método de levantamento.
Para decidir sobre o tamanho da amostra, a empresa deve considerar cuidadosamente
o papel que será exercido pelo programa de satisfação
dos clientes. Se o papel do programa for apenas informativo, uma amostra
estatística será suficiente. Entretanto, se esse papel for
obter evidências de cada cliente para que a empresa possa satisfazer
a todos individualmente, será necessário um senso completo.
O tamanho da amostra, no entanto, será influenciado por considerações
da relevância estatística e pelo valor do orçamento
e custo de cada entrevista. Os custos para levantamentos realizados por
telefone são, geralmente o segundo maiores, perdendo apenas para
a entrevista pessoal. As entrevistas pelo correio tendem a custar bem
menos.
O projeto de um levantamento deve especificar quem deve ser incluído
e em que estágio de experiência o cliente será entrevistado.
Assim, a amostra poderá conter clientes ativos, ex-clientes ou
mesmo clientes de concorrentes. Os clientes da amostra devem representar,
obviamente, todas as linhas de produtos e cada uma das divisões
organizacionais e geográficas da empresa.
Um programa eficaz de satisfação de clientes deve ser conduzido
de forma contínua. Os levantamentos não devem ser concentrados
em apenas uma remessa anual pelo correio, mas mensalmente, trimestralmente
ou, no mínimo, semestralmente. Isso ajudará a fornecer um
conhecimento constante das mudanças do mercado.
Embora um estudo único possa ser revelador, o levantamento contínuo
do nível de satisfação poderá:
- Monitorar o desenvolvimento
da satisfação.
- Mostrar o início de fraquezas antes de elas se tornarem problemas
maiores.
- Fornece base para recompensar desempenhos consistentemente satisfatórios.
A experiência
com qualquer grupo de consumidores no decorrer do tempo proporcionará
melhoramentos para tornar as mensurações mais úteis
e os tipos de clientes entrevistados mais relevantes.
Timing significa mensuração de tempo e, no caso refere-se
as decisões de quando realizar as entrevistas e com qual periodicidade.
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