| Não importa
o quanto o sistema de satisfação de clientes esteja bem planejado,
a fraqueza do elo de ligação será o questionário
e os procedimentos de campo. O projeto de questionário é extremamente
complexo (o que o faz ser estudado em disciplinas específicas relacionadas
com pesquisa mercadológica). Seu conteúdo pode ser resumido
da seguinte forma: “Extensão
do questionário”
Nada deve ser mais importante do que controlar a extensão do questionário.
É senso comum na pesquisa de marketing afirmar que um questionário,
para ser preenchido pelo entrevistado, não deve ter mais de duas
páginas, e um questionário para entrevista por telefone
não deve demorar mais de 14 minutos para ser preenchido. Mas, na
realidade, dadas as perguntas corretas e uma introdução
que identifique para o participante o valor do levantamento, ele poderá
colaborar em responder questionários e entrevistas mais longos.
“Organização do questionário”
A organização clara e a ordem são críticos
para se obter respostas satisfatórias dos participantes. O questionário
deve ser dividido em seções de informações
para ajudar o respondente a ajustar suas idéias a cada tópico.
A divisão por tópicos pode ser compartilhada com os entrevistados
na forma de introdução para cada seção. Por
exemplo: “Agora gostaríamos de conhecer suas idéias
sobre os vários modelos máquinas fotográficas”.
Não existe nenhum valor em manter os entrevistados inseguros sobre
por que estão respondendo ás perguntas.
“Tipos de perguntas a serem respondidas”
Os assuntos mensurados em uma pesquisa de satisfação serão
geralmente de dois tipos: declarações de fatos (se algo
aconteceu ou não) e mensurações de desempenho (se
algo foi satisfatório). Obviamente, é mais fácil
obter fatos, pois mensurações de desempenho exigirão
procedimento de duas etapas: a importância do item e qual a sua
mensuração de desempenho.
Recomenda-se que os questionários de mensuração de
satisfação de clientes utilizem perguntas fechadas com escalas
numéricas para mensuração de desempenho e pelo menos
duas perguntas abertas, de resposta livre, que permitam ao respondente
expressar assuntos livres e considerações em suas próprias
palavras.
“Uso de perguntas abertas”
Questões abertas são mais difíceis de analisar, mas
podem ser muito úteis. Elas são empregadas em uma gama de
respostas e oferecem satisfação ao respondente por permitir-lhe
declarar opiniões com suas próprias palavras. Conforme dito
anteriormente, pelo menos duas devem ser oferecidas, uma para investigar
as razões do respondente assinaladas em uma escala de satisfação
(“Por que você nos avaliou dessa forma?”) e outra para
fazer o fechamento do questionário (“Existe algo mais que
você gostaria de comentar?”).
“Aparência do questionário”
Um profissional de layout deve ser consultado para projetar esteticamente
um questionário de modo profissional. O questionário deve
ser considerado outra oportunidade de contato com o cliente. Um questionário
convidativo e bem organizado obterá taxas mais altas de resposta.
Se for evidente que foi investido muito cuidado e atenção
na elaboração do questionário, provavelmente, a opinião
geral do cliente sobre a empresa será reforçada.
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