| Resumo
Serviços a clientes são cuidados pós-marketing e devem integrar qualquer oferta ao mercado, tanto para bens físicos como para a prestação de serviços. A atenção a bons serviços ao cliente é o início do pós-marketing e consiste de quatro componentes: Espontaneidade, sinceridade, significância e consistência. As atividades de pós-marketing necessárias à realização de marketing de relacionamento seguem uma ordem, na qual devem ser implementadas tendo em vista um programa de pós-marketing completo: Identificação da base de clientes, reconhecimento aos clientes, mapeamento das interações com os clientes, mensuração da satisfação dos clientes, manutenção do contato e recuperação de clientes perdidos. De uma perspectiva pós-marketing, um compromisso mais forte deve ser estabelecido, não apenas para conhecer relatórios resultantes das iniciativas dos clientes, mas também para estabelecer um programa formalizado de mensuração e satisfação para avaliar ativamente as opiniões de todos os clientes. Um programa de satisfação de clientes tem diversas utilidades, entre elas: enfatiza o conhecimento do relacionamento comprador-vendedor; focaliza a perspectiva da empresa sobre a satisfação do cliente, não apenas em relação às ofertas dos concorrentes; e aumenta o conhecimento de como os empregados afetam a satisfação dos clientes. As percepções dos clientes, não importando sua subjetividade, são a realidade do mercado com o qual a empresa deve lidar. A cultura, a propaganda, as vendas, as informações boca a boca e as atividades de pós-marketing da empresa ajudam a moldar as expectativas. Toda a empresa que aceita o desafio de pós-marketing deve dedicar-se a oferecer satisfação. Oferecer bens e serviços que satisfaçam exige conhecimento das expectativas dos clientes.Conhecer quais produtos e serviços atendem às expectativas e necessidade do cliente tem-se tornado uma ferramenta essencial de marketing em empresas bem-sucedidas. É recomendado
um processo de seis etapas para cobrir os principais passos de um programa
de mensuração de satisfação de clientes: Definição
dos objetivos do programa, seleção do método de pesquisa
de campo, definição da amostragem e timing, projeto do questionário,
pré-teste do questionário e análise dos resultados
e preparação do relatório. |
Copyright © 2010 AIEC.
|