1 - Indústrias e empresas “bem sucedidas”

O que existe de comum entre indústrias ou entre empresas que são repetidamente citadas como “bem sucedidas” ao focar a satisfação de seus clientes?

Essas indústrias ou empresas são caracterizadas por possuírem uma cultura que envolve clientes, atendendo-os e satisfazendo-os, por intermédio de muitas das seguintes ações:

  • Projetam seus produtos para maximizar a satisfação dos clientes;
  • Criam e administram as expectativas dos clientes;
  • São obsessivas em descobrir os desejos dos clientes, até mais do que eles próprios;
  • Estabelecem para si próprias padrões surpreendentemente altos;
  • Dedicam energia e recursos para oferecer produtos de qualidade e atender a satisfação dos clientes;
  • Tornam a satisfação dos clientes o negócio de todos os funcionários, e não apenas do pessoal da linha-de-frente;
  • Contratam, treinam e motivam funcionários para atenderem bem os clientes;
  • Solicitam constantemente aos clientes a avaliação de seu desempenho;
  • Investem intensamente em tecnologia para dar suporte aos serviços aos clientes;
  • Monitoram cuidadosamente as avaliações dos clientes em relação a seus concorrentes e observam atentamente as ações destes no mercado.


Copyright © 2010 AIEC.