| 5 - A nova
era: boletins eletrônicos e revistas eletrônicas
Os boletins e comunicados por meio de computadores estão se tornando um novo meio de troca de informações e até de interação entre os clientes. Muitas empresas já estão desenvolvendo comunicados eletrônicos. Eles tendem a substituir as mídias impressas tradicionais, especialmente as newsletter. Sua principal vantagem é a rapidez, isto é, a oportunidade que ela fornece aos clientes de se comunicarem instantaneamente entre si e com os funcionários da empresa. A promoção
de uma comunicação eletrônica por uma empresa pode
ser interpretada como uma postura quase passiva, a menos que a empresa
exerça um papel ativo promovendo o diálogo. Uma maneira
de a empresa participar ativamente é comunicar os assuntos ou temas
para discussão eletrônica entre clientes, atuando como “moderadora”
na direção dos diálogos. Sem dúvida, uma desvantagem
é que quanto mais ativo for o papel exercido, mais tempo será
exigido de um ou mais especialistas da empresa promotora. Entretanto,
nenhuma outra mídia, exceto o telefone, oferece à empresa
melhor oportunidade de ouvir os clientes um a um. |
Copyright © 2010 AIEC. |