| 7 - Produtos
de afinidade Embora as empresas devam geralmente estimular relacionamentos com clientes, às vezes, esses tomam iniciativas próprias para estabelecer um relacionamento visível com uma empresa. A popularidade do produto de afinidade é evidência de tal comportamento. Produto de afinidade é qualquer outro produto que ostenta o nome, logotipo ou marca de uma empresa, como camisetas, bonés, guarda-chuvas, etc. Ele é comprado pelos clientes a um preço normal ou superior ou pode ser adquirido por meio do resgate de cupons ou notas de compra de um produto da empresa. Em ambos os casos, o desejo dos clientes pela mercadoria é motivado pelo interesse em demonstrar uma afiliação com as marcas ou personalidade da empresa.
Os produtos de afinidade
têm a sua origem entre as equipes esportivas patrocinadas por empresa
que, orgulhosamente colocaram seus nomes nas camisetas dos atletas, sacolas
e assim por diante. Posteriormente, funcionários das maiores empresas
começaram a orgulhar-se em usar casacos e exibir outros itens identificados
com o nome de sua empregadora. Estampar brinquedos e objetos de baixo
preço com logotipos de empresas para uso como propaganda tem sido
uma prática antiga. A idéia é que esses itens ajudariam
a manter a marca junto a seus clientes. Infelizmente, muito freqüentemente,
os produtos eram de qualidade inferior ou de natureza insignificante e
podiam transmitir uma imagem negativa da empresa. |
Copyright © 2010 AIEC. |