A idéia, porém, não é apenas criar um site que substitua o telefone e o fax, mas criar uma nova forma de relacionar-se e aprender com os clientes. Neste sentido, cinco são os pontos mais importantes para desenvolver um site de comércio eletrônico competitivo:

• Relações se baseiam em confiança, assim, os melhores sites da Web expõem suas políticas de privacidade de forma bastante ressaltada na home page. Isso assegura que as informações fornecidas pelos clientes somente serão utilizadas para o seu benefício, incentivando sua colaboração.

• Os melhores sites são explícitos e detalham exatamente como as informações fornecidas pelos clientes serão utilizadas e qual será o benefício relacionado. Depois de saber que seus dados não serão vendidos ou compartilhados com outras empresas a próxima etapa e saber porque devem fornecer dados pessoais via Internet e qual será o seu benefício em fazê-lo.

• Os melhores sites da Internet são organizados ao redor das distintas necessidades dos clientes em vez de produtos. Isso permite que o usuário rapidamente encontre o que procura e tenha ofertas consistentes com seus interesses, não com os interesses de venda da empresa.

• Deve-se permitir que os clientes tenham controle sobre o conteúdo e sobre os dados. Os melhores sites da Internet estão bastante avançados em relação ao controle que dão os seus usuários no que se refere aos dados pessoais, conteúdos, escolha de assuntos de acordo com o interesse pessoal e a respeito dos quais gostariam de receber notificações via e-mail.

• Os melhores sites incentivam a permanência dos clientes. A melhor forma de fazê-lo é por meio da observação do comportamento do cliente no site, de suas transações e interações. Desta forma pode-se antecipar as necessidades dos clientes e apresentar ofertas, informações e recomendações personalizadas.



Copyright © 2010 AIEC.