| 1 - “Customização” As empresas vivem, hoje, em uma concorrência global. Não somente em relação a uma abrangência geográfica, mas também pelo fato de não se saber de onde vem a concorrência. Por exemplo, qual é o maior concorrente da “Enciclopédia Britânica” tradicional, aparentemente inabalável? Se você pensou no software “Encarta” da Microsoft, acertou. Desta maneira, um fabricante de software, começa a competir com um tradicional fornecedor de enciclopédias, fato impensável há algum tempo.
Na Grã-Bretanha, a cadeia Tesco de supermercados é a empresa de seguros que mais cresce e possui uma agência de turismo bem-sucedida. A pergunta é: como isso pode acontecer? Conhecendo e acompanhando os hábitos de compra de seus clientes, exatamente como fazia o dono da venda da esquina com nossos avós, a Tesco é capaz de perceber mudanças nesses hábitos e assim identificar eventos na vida de seus clientes. Esses eventos levam a mudanças de necessidades e a Tesco tem a oportunidade de oferecer produtos para suprir essas necessidades. Se, por meio da mudança de hábitos de consumo, a Tesco percebe que em uma família nasceu uma criança, ela tem a oportunidade de oferecer, além dos produtos básicos relacionados a um bebê recém-nascido, outras coisas como seguro de vida para os pais ou, quem sabe, um seguro-saúde. Em outro
exemplo, se um britânico compra um filtro solar em um supermercado
Tesco, nota-se que não deve ser para utilizar na Inglaterra, onde
o sol é um evento não muito freqüente. Essa pessoa
deve estar planejando viajar. Portanto, aí aparece uma oportunidade
para oferecer-lhe um pacote turístico e quem sabe até diferenciar
o pacote em função da sofisticação do filtro
solar comprado. |
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