Qualidade e tecnologia não fazem mais a diferença - Houve um tempo em que a qualidade e a tecnologia eram os grandes diferenciais entre os produtos concorrentes. Agora não são mais. Os clientes têm a disposição, uma quantidade cada vez maior de opções de produtos de alta qualidade e a tecnologia evolui a tal ponto que sua banalização ocorre rapidamente.

O grande avanço tecnológico de hoje é totalmente obsoleto e previsível amanhã. Coisas óbvias hoje foram revoluções tecnológicas no passado. Por exemplo, o controle remoto, especialmente em televisores. Acredite se quiser, houve um tempo em que os televisores não possuíam controle remoto. Hoje já não se concebe tal fato, mas esse era o diferencial que permitia cobrar mais por um modelo de televisor. Hoje, todos os modelos possuem controle remoto e o diferencial já não existe. A pergunta que fica é: como competir então?

A maioria das empresas, quando vê suas vendas caírem, fazem promoções e campanhas publicitárias para o mercado de massa. Fazem o que se chama de “spray and pray”, isto é, invadem o mercado com campanhas promocionais e rezam para dar certo. Ou então, a partir de pesquisas de segmentos, lançam um produto novo para aumentar a participação de mercado. Quando dá certo, excelente. Quando não, a explicação é “o mercado está louco!”.

Nesse sentido, deve-se pensar que aquilo que se faz hoje pode ser feito melhor pela concorrência, amanhã. Basta ter dinheiro. A tecnologia está disponível e vulgarizada. As vantagens competitivas estão cada vez mais efêmeras.



Copyright © 2010 AIEC.