O “clique” aproximou o concorrente de seu cliente - a popularização cada vez maior da Web tem mudado totalmente, em muitas áreas, a forma de fazer negócios. Ainda usando o supermercado como exemplo, ao terminar as compras do supermercado sem sair de casa, o comprador tem a sua lista de produtos na tela, com o valor total. Normalmente é feita uma sugestão de “conversão” das marcas escolhidas para as marcas próprias do distribuidor (ex.: produtos Carrefour) que, supostamente, têm a mesma qualidade. É apresentada a lista com um custo substancialmente inferior. A conversão está literalmente a um clique, pois basta clicar um botão do mouse e todos os produtos disponíveis são convertidos. É claro que o cliente tem a opção de assinalar os produtos que não quer converter, o que permite que o supermercado tenha ainda mais respeito para com as preferências do consumidor.

Isso sem falar que o cliente tem a opção de verificar a sua lista de pedidos em vários supermercados antes de escolher aonde irá realizar suas compras, sem sair de casa.

A Web somente leva às últimas conseqüências a questão do número de opções, que é tão gigantesco e o acesso tão rápido que em vez de guerra de preços, comum no mercado tradicional, serão feitos leilões. O cliente diz quanto está disposto a pagar por um determinado bem ou serviço, fazendo lances. Isso já está ocorrendo e tende a crescer.

Concentrar-se ao cliente é a única saída.



Copyright © 2010 AIEC.