| Por que “Programa
de Fidelidade” não é um bom nome? Simples: eles não
servem para fidelizar o cliente. Serve apenas para identificá-los.
A quase totalidade desses programas baseiam-se em algum tipo de pontuação,
que premia o cliente que compra com freqüência. Quanto mais
o cliente compra, mais ele ganha. É claro que, de alguma forma,
esses programas fazem com que as vendas cresçam e que os clientes
prefiram comprar bens e serviços da empresa. Entretanto, se o programa
parar aí, ele está fadado ao fracasso, pois basta que um
concorrente ofereça um programa semelhante ou mais agressivo para
que o cliente fique tentado a mudar. Há muitas empresas que possuem tais programas, mas não armazenam os dados transacionais dos clientes. Joga-os fora. É necessário identificar os clientes e, sobre cada um, ter dados como:
Deve-se disponibilizar estes dados em todos os pontos de contato do cliente, lembrando-se de nunca fazer o cliente dizer a mesma coisa mais de uma vez! |
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