Com base nos critérios discutidos, deve-se implementar iniciativas distintas para os diferentes estratos de clientes. Para os CMVs, deve-se implementar programas de retenção. Programas de reconhecimento e possibilidade de utilização de canais de comunicação exclusivos são formas de recompensar os melhores clientes. Porém, é por meio da relação de aprendizado e da personalização que se torna cada vez mais forte a relação com esses clientes. Somente assim se garante a retenção desse tipo de cliente.

Os CMPs pedem tratamento distinto. Necessitam desenvolver esses clientes através de incentivos, como concessão prematura de privilégios, cross-selling e up-selling. É preciso investir para entendê-los, buscando participação da empresa nesses clientes, que mesmo fazendo negócios com a empresa, apresentam enorme potencial, possível de ser desenvolvido.

E o que fazer com os BZs (Below Zeros), isto é, aqueles que dão prejuízo? Livrar-se deles? Bem, pelo menos cobrar o valor real dos serviços que são prestados a eles. Deve-se ainda suprimir seus nomes das listas de mala direta e de outras iniciativas de contatos, sem, entretanto, eliminar seus nomes da base de dados. Em resumo, deve-se atendê-los, cobrando o valor do serviço, mas não incentivá-los a continuar na empresa, fazendo com que isso seja inconveniente.

Copyright © 2010 AIEC.