5 - Passo 4 – Personalizar os produtos da empresa

A partir do conhecimento das necessidades dos clientes, deve-se personalizar os produtos e serviços agregados para fazer com que a experiência de fazer negócios com a empresa seja única. Quanto mais se personaliza, mais valor entrega-se ao cliente, que vê conveniência em continuar com a empresa.

Deve-se criar um círculo de personalização e feedback para que se possa, cada vez mais, entendendo o cliente, fornecer o que ele espera e na forma que ele espera. Deve-se ainda adequar a mensagem e o diálogo à forma preferida pelo cliente.

A personalização é algo bem simples quando se conhecem as necessidades e as preferências do cliente, mas exige flexibilidade da empresa e treinamento adequado das pessoas que têm contato com ele. Elas devem estar preparadas para mudar seu comportamento de acordo com cada cliente.

Se a empresa possui um Web site, a personalização pode ser levada ao extremo, com a disponibilização de conteúdo que tenha a ver exatamente com os gostos e preferências de cada um dos clientes. Porém, é importante ressaltar que o cliente espera essa personalização em todos os canais de contato com a empresa.

Quanto mais sucesso se tem na personalização, mais simples e conveniente para o cliente é fazer negócios com a empresa.

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