Particularmente nos programas de pós-marketing, o banco de dados de clientes ajuda de várias formas:

• Os esforços de marketing tornam-se tanto mais eficientes como eficazes, porque a empresa está hábil para identificar seus clientes mais importantes e daí, apresentar a eles a oferta, bem ou serviço mais adequado no tempo correto.

• A tecnologia de informação está equipada para administrar a vasta quantidade de dados que a empresa necessita para interagir com seus clientes de maneira verdadeiramente personalizada.

• Um diálogo verdadeiro pode ser mantido com o cliente ao descobrir interações contínuas, identificando mudanças no ato de compra e permitindo à empresa antecipar mudanças futuras.

• O desenvolvimento de novos produtos é facilitado ao se conhecer quem tem comprado um produto, como ele satisfaz o consumidor e quaisquer mudanças que poderiam enriquecer o desempenho do produto.

Entretanto, esses benefícios levam a uma decorrente responsabilidade do pós-marketing apoiado em bancos de dados. A sua utilização requer que a empresa repense a maneira como conduz os negócios. Os planos de marketing devem ser totalmente re-projetados para explorar propriamente o banco de dados.

O banco de dados é capaz de vincular clientes às empresas como nunca feito antes. Esse vínculo sustenta o pós-marketing pela retenção de clientes de duas maneiras especiais: reconhecimento e relevância.



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