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| Além
dos benefícios já descritos, o banco de dados de clientes
permite à empresa avaliar o valor de clientes individuais de maneira
nunca antes possível com o marketing convencional. Três das
mais importantes mensurações são:
Determinação
do valor de duração de um cliente - Um dos resultados
mais úteis de um banco de dados de clientes é a habilidade
de calcular o valor de duração de um cliente. Essa medição
informa à empresa quanto cada cliente vale. Os procedimentos para
calcular esse valor podem ser pragmáticos ou envolver modelos sofisticados. O primeiro passo é definir quais clientes devem ser considerados ativos. Os clientes têm uma vida distinta, com uma organização, desde sua primeira compra até a última. O problema é que, embora a primeira compra seja facilmente identificada, a última compra de um cliente não é tão evidente. Mas o cliente, em algum momento, vai parar de comprar os produtos de uma empresa. Qualquer que seja a razão – recebimento de serviço inferior, compra de um produto defeituoso, mudança da empresa para local afastado etc. – chega um tempo em que o cliente não quer mais comprar da empresa. A
definição de quem é um cliente ativo deve depender
do ciclo de compra da categoria ou da indústria. Um cliente que
não aparece em três ciclos
de compra, provavelmente, deve ser considerado perdido. É da
natureza humana tentar evitar a perda de um cliente, mas isso não
deve servir de propósito para alguém se iludir “otimisticamente"
estendendo a definição de cliente ativo além de certo
número de ciclos de compra perdidos. Então, a definição
de um cliente ativo é utilizada para identificar todos os clientes
que atendem esse critério. |
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