3 - Como construir um banco de dados de clientes

Existem quatro orientações básicas para se elaborar um banco de dados de clientes:


• Antecipar as principais necessidades de informação.

• Planejar cuidadosamente os componentes do banco de dados, mas mantê-lo aberto para permitir mudanças futuras.

• Não atrasar a elaboração do banco de dados, tentando definir sua estrutura final. Procurar elaborar uma base inicial menor, mas começar logo.

• Envolver o maior número possível de departamentos e indivíduos.

A chave para projetar um banco de dados “bem sucedido” é torná-lo acessível e dinâmico.

Ao se iniciar a elaboração de um banco de dados, cinco perguntas estratégicas devem ser respondidas:


• Qual o departamento ou setor que será responsável pelo banco de dados?

• Quem será incluído no banco de dados?

• Que informações serão implantadas no banco de dados?

• Como o banco de dados será organizado?

• Como o banco de dados será utilizado?

Qual o departamento, setor ou área da organização será responsável pelo banco de dados ? - Considerar quem elaborará o banco de dados de clientes inclui a questão de sua propriedade. Geralmente, se um banco de dados é elaborado internamente, ele será de propriedade da empresa. Diversas combinações de origem e acesso podem ser imaginadas. No caso de um proprietário de um banco de dados contratar os serviços de uma empresa externa, o banco de dados poderia, no final, ser operado na empresa proprietária para manutenção e atualização diária.



Copyright © 2010 AIEC.