A decisão de elaborar um banco de dados internamente ou externamente é difícil. Poucos gerentes desejam optar por custos de terceiros em relação ao uso de recursos internos disponíveis. Entretanto, muitos especialistas advertem sobre os prováveis problemas de confiar ao departamento de sistemas interno a elaboração e manutenção do banco de dados de clientes, pois:

• Geralmente, um departamento de sistemas interno não estará equipado com os equipamentos e talentos para elaborar um banco de dados. Este departamento poderá não estar familiarizado com o software para modelagem de codificação ou estatística, ou para fornecer acesso direto ao banco de dados on-line.

• Situar o banco de dados internamente pode gerar uma disputa em termos de espaço de armazenagem de dados no computador, sem falar sobre a redução de escala do banco de dados para adaptar-se ao espaço atual.

• Geralmente, as prioridades de produção interna funcionam contra o banco de dados de clientes. Normalmente, a função principal do pessoal de sistemas é supervisionar e preparar a folha de pagamento, controle de estoques, contas a receber e rotinas de produção. Provavelmente, um projeto de marketing vai receber uma prioridade menor do que qualquer uma das atribuições já existentes;

• A cultura do pessoal de sistemas está distante da natureza dinâmica de um banco de dados de clientes, que vai requerer testes, atualização constante e acesso on-line. A orientação de sistemas é programar e instalar sistemas que funcionem sem modificações durante anos;

• Operações on-line exigem know-how especializado e um sistema em tempo real. Os departamentos de sistemas freqüentemente desligam seus sistemas para reparos e outras razões. A necessidade de acessar um banco de dados de clientes em base razoavelmente contínua não poderá coexistir facilmente com as interrupções arbitrárias de muitas operações de sistemas.



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