| Resumo
Banco de dados de clientes é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre os clientes existentes ou potenciais que seja atual, acessível e prático para atividades de marketing como a geração de indicadores, a qualificação das indicações, a venda de um bem ou serviço e a manutenção de relacionamentos com os clientes. Database Marketing é o processo de construir manter e usar bancos de dados de clientes e outros registros para efetuar contatos e transações. As empresas usam seus bancos de dados em quatro situações: identificar clientes potenciais, decidir que clientes devem receber uma oferta em particular, aprofundar o relacionamento com os clientes ou reativar clientes perdidos. O uso de Database Marketing requer um grande investimento. As empresas devem investir em hardware, software de banco de dados, programas analíticos, links de comunicação, e pessoal habilitado em informática. As aplicações do database crescem e evoluem constantemente, à medida que novos conceitos de marketing são desenvolvidos. O banco de dados é capaz de vincular clientes às empresas como nunca feito antes. Esse vínculo sustenta o pós-marketing pela retenção de clientes de duas maneiras especiais: reconhecimento e relevância. O banco de dados de clientes permite à empresa avaliar o valor de clientes individuais de maneira nunca antes possível com o marketing convencional. Três das mais importantes mensurações são: valor de duração do cliente, custos de conquista de novos clientes e modelos de afinidade. Ao se iniciar a elaboração de um banco de dados deve-se considerar: qual o departamento ou setor será responsável pelo banco de dados? Quem será incluído no banco de dados? Que informações serão implantadas no banco de dados? Como o banco de dados será organizado? Como o banco de dados será utilizado? A elaboração de um banco de dados custa tempo e dinheiro. O custo potencial pode ser negociado com relativa facilidade. As empresas parecem bem menos razoáveis quando chega a hora de decidir sobre o tempo. Existem três custos distintos envolvidos na elaboração de um banco de dados de clientes: dados (informações brutas e complementares), processamento e produção. |
Copyright © 2010 AIEC.
|