2 - Oportunidades para implantar banco de dados de clientes

A maioria das empresas tem numerosas oportunidades à mão para coletar informações de seus clientes sem instituir estudos especiais e sem comprar bancos de dados caros. Qualquer interação com clientes pode ser uma oportunidade para coletar informações. A organização típica de marketing tem incontáveis oportunidades de responder às perguntas de seus clientes.

As empresas prestadoras de serviços, para as quais um formulário já faz parte natural do processo de negociação, têm um veículo próprio para coletar informações de seus clientes. Tudo que tem que ser feito é aumentar o formulário acrescentando perguntas para coletar informações de marketing mais críticas. Em razão de os clientes necessitarem de serviços da empresa e estarem “treinados” para responder perguntas em um formulário, provavelmente responderão à maioria das questões, sem problemas. Outras oportunidades devem ser verificadas:


• Embora todas as informações desejadas provavelmente sejam incluídas em um formulário, às vezes ele não passa pelo departamento de marketing. Uma vez usado como instrumento financeiro ou de crédito, deve ser encaminhado ao departamento de marketing, onde seu valor de informação pode ser amplamente explorado.

• Participantes de clubes de consumidores, programas destinados a clientes, ligações hot-line e cartas também se aplicam nesse caso.

• Durante a avaliação da qualidade do serviço prestado, existe uma oportunidade natural para conhecer melhor o cliente.



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