Às vezes, as empresas são relutantes em exigir que seus clientes respondam perguntas típicas de marketing em um formulário ou questionário. Tais problemas podem ser contornados abrindo-se o questionário com o título “Apenas para informação interna. O preenchimento não é obrigatório”. Geralmente, as empresas ficam surpresas com o número de clientes que dedicam tempo para dar informações voluntárias sobre si mesmos. Isso é resultado de dois fenômenos: primeiro, os clientes geralmente acreditam que uma empresa se preocupa com eles e podem perceber que quanto mais a empresa os conhece, mais habilitada está em satisfazer suas necessidades; segundo, existe satisfação da maioria das pessoas em falar sobre si mesmos.

As empresas fabricantes de bens duráveis (eletrodomésticos, equipamentos esportivos, automóveis etc.) têm a vantagem de estarem altamente envolvidas com a compra, devido a sua natureza e ao preço relativamente alto de seus bens. Essas qualidades tornam mais provável o comprador identificar-se com o fabricante. Quase sempre tais produtos são despachados ou entregues aos compradores com um certificado de garantia ou um questionário. Parece que a maioria dos compradores compreende que é de seu próprio interesse informar ao fabricante sobre si mesmos e sobre o uso que farão do produto. Alguns compradores podem também ficar na expectativa ou na esperança de receberem informações adicionais do fabricante sobre o uso ou cuidados com o equipamento adquirido.

As taxas de resposta para tais questionários são geralmente muito boas, especialmente quando o fabricante promete algo pela devolução do questionário preenchido. Um incentivo é mais eficaz quando está relacionado diretamente ao produto.



Copyright © 2010 AIEC.