3 - Construção e crescimento da lealdade

O crescimento e desenvolvimento de lealdade dos clientes, estimulada por um banco de dados, pode ser bem representado pela “escada de lealdade”, paradigma que ilustra o processo que as empresas devem usar para intensificar o relacionamento do cliente com a empresa. A noção é que os clientes atuais e potenciais devem subir uma escada ou dar passos em termos de intensidade de lealdade em relação à empresa. Os passos são os seguintes:


Clientes prováveis (suspects);
Cliente potenciais (prospects);
Experimentadores;
Repetidores de compras;
Clientes fiéis;
Defensores (advogados);
Parceiros.

Freqüentemente se observa que as empresas param no meio do caminho, ficando satisfeitas ao converter um cliente potencial em um repetidor de compras. O valor real em implantar um banco de dados de clientes é a vantagem de o mesmo proporcionar à empresa condições de conduzir o cliente em sua escada de lealdade. O objetivo do pós-marketing, em termos desse paradigma, é transformar o maior número possível de experimentadores em defensores.

Por um banco de dados de clientes facilitar a transformação de compradores potenciais em compradores reais, ele é a única ferramenta para implementar a escada de lealdade.



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