| 3 - Construção
e crescimento da lealdade O
crescimento e desenvolvimento de lealdade dos clientes, estimulada por
um banco de dados, pode ser bem representado pela “escada de lealdade”,
paradigma que ilustra o processo que as empresas devem usar para intensificar
o relacionamento do cliente com a empresa. A noção é
que os clientes atuais e potenciais devem subir uma escada ou dar passos
em termos de intensidade de lealdade em relação à
empresa. Os passos são os seguintes:
• Clientes
prováveis (suspects);
• Cliente
potenciais (prospects);
• Experimentadores;
• Repetidores
de compras;
• Clientes
fiéis;
• Defensores
(advogados);
• Parceiros.
Freqüentemente
se observa que as empresas param no meio do caminho, ficando satisfeitas
ao converter um cliente potencial em um repetidor de compras. O valor
real em implantar um banco de dados de clientes é a vantagem de
o mesmo proporcionar à empresa condições de conduzir
o cliente em sua escada de lealdade. O objetivo do pós-marketing,
em termos desse paradigma, é transformar o maior número
possível de experimentadores em defensores.
Por um banco
de dados de clientes facilitar a transformação de compradores
potenciais em compradores reais, ele é a única ferramenta
para implementar a escada de lealdade.
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