Richard Black sugere que uma empresa adote uma abordagem matricial, onde as referencias cruzadas dos clientes podem estar em termos de posição na escada de lealdade e o estágio do ciclo de vida da família. A matriz resultante fornece duas coisas: o negócio total de uma empresa nessas duas dimensões, fornecendo informações para planejamento estratégico e pode sugerir qual das muitas táticas disponíveis pode ser usada para cada cliente conforme a célula matriz que o descreve.

Privacidade e Ética : Declarada em termos mais básicos, a questão é de uma confrontação direta entre liberdade de informação e direito à privacidade. Grandes corporações que contratam empresas especializadas em processamento de dados e alugam bancos de dados possuem capacidade de dados disponíveis por algum tempo, até este ser alugado a outro.

Alguns sugerem que pode não haver nenhum problema com os bancos de dados disponíveis no mercado desde que os consumidores estejam conscientes do uso que será feito das informações que fornecem na forma de questionários ou levantamentos de mercado.

A questão de recompensar consumidores pelo uso de seus nomes e informações também estão em debate. Pode-se argumentar que a compensação já é fornecida aos consumidores pelos prêmios e cupons de desconto enviados em troca de questionários preenchidos. Alguns observadores acreditam que os consumidores serão pagos no final pelo uso de seus nomes e seus dados de compra. Existe também a possibilidade de os consumidores se tornarem muito mais cautelosos ao revelarem informações sobre si mesmos.



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