Resumo

A promessa de um banco de dados de clientes é muito grande. Os concorrentes podem aumentar os gastos de propaganda, reduzir os preços e intensificar a distribuição, mas se uma empresa implantou forte relacionamento com seus clientes atuais baseando-se em um banco de dados, é improvável que ela seja imediatamente vulnerável.

À medida que os intermediários proliferam, separando a empresa de seus clientes, existe menor identificação do consumidor com o fabricante de quem se originam os bens ou serviços.

As empresas que confiam em intermediários colocam-se em risco. pois não têm oportunidade de encontrar diretamente com seus clientes. Conseqüentemente, o produto da empresa é confiado ao mercado sem o cuidado e a supervisão que ela desejaria. Existe uma resposta fácil para esse problema: a implantação de um banco de dados de clientes.

Não é interessante fazer todas as questões desejadas porque existirão oportunidades futuras para informações adicionais, após o cliente devolver o formulário com seu nome e endereço.

O crescimento e desenvolvimento de lealdade dos clientes, estimulada por um banco de dados, pode ser bem representado pela “escada de lealdade”, paradigma que ilustra o processo que as empresas devem usar para intensificar o relacionamento do cliente com a empresa. O objetivo do pós-marketing, em termos desse paradigma, é transformar o maior número possível de experimentadores em defensores.

Uma das maneiras mais eficazes de utilizar um banco de dados de clientes é incorporar informações sobre mudanças de estilo de vida. Acredita-se que as mudanças são muito mais importantes para as empresas do que informações diretas sobre estilo de vida.

Declarada em termos mais básicos, a questão sobre privacidade e ética é de uma confrontação direta entre liberdade de informação e direito à privacidade. A fonte de informações contidas nos bancos de dados são assunto mais sensível. Cada fonte de informação tem relevância para a ética da informação.

Os profissionais de marketing e seus clientes normalmente se beneficiam de relacionamentos mutuamente recompensadores. Ocasionalmente, contudo, ocorrem pontos negativos.



Copyright © 2010 AIEC.