Introdução

Empresas maiores e mais complexas costumam ser mais formais, possuem mais documentos escritos, políticas e diretrizes. As menores geralmente são mais informais, possuem menos registros, documentos e controles. Independentemente disso, seu papel será o de investigar, usar suas entrevistas para “sacarrolhar” seus interlocutores sobre os aspectos mais importantes que envolvem a gestão da empresa e fazem parte dos módulos deste TCC. O questionário é apenas um roteiro para auxiliar o grupo em cada módulo e tem a finalidade de ajudar neste processo para que depois vocês possam selecionar as informações coletadas e produzir um relatório com os aspectos mais relevantes e suas observações críticas devidamente embasadas conceitualmente.

Antes de começarem o levantamento de dados para seus relatórios, lembrem de algumas dicas muito importantes:

a. Revisão prévia de conteúdos - Realizem uma boa revisão dos principais conceitos estudados durante o seu curso, nas diversas disciplinas, e que podem ser importantes nos módulos do TCC;

b. Olhar crítico no campo - Quando forem fazer o trabalho de campo, ou seja, visitas nas empresas, procurem observar criticamente todos os aspectos à luz dos conceitos estudados e recentemente revisados;

c. Embasamento conceitual - Quando forem estruturar o relatório, procurem, em cada módulo ou tópico, evidenciar o domínio conceitual do grupo, pois este, junto com “capacidade de análise e argumentação” e “avaliação crítica”, são pontos muito importantes entre os critérios de avaliação do TCC;

d. Redação e formatação - Lembrem-se, este já é um trabalho de conclusão de curso e vocês estarão procurando mostrar quanto estão habilitados para a profissão de administrador ou administradora. Portanto, é um trabalho diferenciado dos que costumeiramente faziam ao final de cada mês. Todos foram importantes, mas este é fundamental para uma avaliação mais completa do seu desempenho no curso, pois se trata de um relatório mais técnico, sem erros de português, formatação cuidadosa em termos de alinhamento e organização de informações. Façam boa leitura das dicas de redação estudadas no início do curso e ao final da primeira versão de cada módulo submetam o texto para uma leitura crítica de todos os colegas do grupo;

e. Respeitar autoria das idéias - Quando estiverem utilizando uma fonte da internet ou idéias de algum autor que viram em algum livro ou artigo científico, lembrem de citar a autoria e colocar nas referências bibliográficas. No caso de transcrição literal, o trecho deve vir entre aspas, a autoria deve ser citada de acordo com as normas de ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e, ao final do relatório, você deve ter um tópico de referências bibliográficas onde listarão todas as que forem utilizadas ao longo do trabalho. Lembrem disso e não corram o risco de incorrerem em plágio, certo?

A empresa e o setor, seus produtos e serviços

Neste módulo sua tarefa é fornecer uma descrição do perfil da empresa, a elaboração de um breve resumo do setor em que está inserida e como o negócio se relaciona com esse setor. Deve também descrever e analisar os produtos e/ou serviços a eles relacionados, as instalações, características especiais e exigências dos produtos, os benefícios e exigências do produto, bem como os planos futuros de desenvolvimento. Abaixo, encontram-se alguns tópicos que devem constar da estrutura do relatório.

Perfil

• Descreva o perfil da empresa.
• Relate quando e onde foi organizada.
• Exponha que tipo de negócio é e onde está localizado.
• Exponha os marcos significativos, como por exemplo, um contrato recente.
• Apresente e faça comentários relativos ao posicionamento da empresa. Seu nome e/ou logomarca podem ter relacionamento com a forma como a empresa quer ser reconhecida pelo mercado (conceito de posicionamento). O grupo deve comentar criticamente o assunto.

Características do setor

• Apresente o setor em que se encontra a empresa, tamanho, dispersão geográfica, mercado, resumo histórico. Dados demográficos do seu público ou mercado na região. Evolução deste setor em termos de lucratividade e crescimento etc.
Situação atual
• Discuta a situação atual.
• Fale sobre a reputação construída e seu histórico.
• Descreva o desempenho dos produtos e serviços no mercado (vendas e lucros totais ou lucratividade dos últimos três anos, da empresa e do setor e comente criticamente).
• Exponham o capital investido até agora, de onde vem e como está sendo usado.
• Relatem brevemente os recordes de vendas e serviços prestados até agora.
• Discutam o tipo e quantidade de capital que o negócio precisa para melhorar (Recursos para Investimento ou Capital de Giro, comentem).
Descrição do Produto ou Serviço
• Descrevam os produtos e serviços comercializados e fornecidos pela empresa, o que eles fazem (o que é especial ou diferente) e para que servem. Descrevam e analisem suas margens de contribuição à formação do resultado do negócio. Revisem este conceito para empregá-lo corretamente, isso é fundamental.
• Apresentem suas características especiais, capacidades e ganhos (resultados econômicos, sociais, ambientais etc.). Se houver mais de uma linha de produto ou serviço, discuta como eles funcionam juntos e/ou como afetam um ao outro.
• Descrevam e analisem o estágio de desenvolvimento em que o produto/serviço se encontra.
• Apresentem e comentem os planos futuros da empresa para aprimoramento ou introdução de novos produtos/serviços.
• Relatem qualquer patente, direito autoral, marca comercial, de serviço ou outro acordo legal que proteja os produtos ou serviços oferecidos. Se for o caso, informem como a empresa pretende proteger a integridade, o sigilo e a natureza competitiva dos seus produtos e serviços.
• Mencionem brevemente qualquer requerimento para regulação ou aprovação que os produtos enfrentam.

Observação: Dependendo do tipo de negócio o grupo pode explorar todos os produtos e serviços, apenas os principais e/ou linhas de produtos e serviços.



Copyright © 2010 AIEC.