Planos Futuros de Desenvolvimento para Produtos e/ou Serviços

• Descrever a natureza e aplicação de planos de desenvolvimento futuros.
• Informe se esses planos são planos incrementais, se são uma extensão da linha de produtos/serviços já existentes, ou se são planos para outros produtos/serviços.
• Mencionar se eles se destinam ao mercado atual ou a outros mercados.

Descrição das Instalações

• Apresentar as características das instalações, explicando suas principais vantagens. Discutir sua localização e porque ela é vantajosa ou não.
• Mencionar qual é a percentagem das instalações utilizada para produção, serviços, operações, estoques etc. Informem a área disponível para os segmentos da empresa.

Obs: Se as instalações fazem parte do produto ou serviço oferecidos (Ex: hotel), descreva-as nesta seção. Se as instalações são independentes (como uma máquina manufatureira), é aconselhável descrevê-las na unidade 3 – módulo 1 (Processos de fabricação e operações).

Estratégia e planos futuros

• Apresentem e analise a missão e a visão de futuro da empresa. Digam se a missão de fato traduz a razão de ser da empresa ou se merece ajustes, façam uma apreciação crítica, bem como explorem a visão da empresa. Caso a empresa não possua isso formalizado apresentem recomendações ou sugestões para apreciação da empresa.
• Discutam sobre pontos fortes e fracos a serem enfrentados pela empresa.
• Explorem ameaças e oportunidades e seus desdobramentos para o planejamento e gestão da empresa.
• Discutam os objetivos para os próximos três a cinco anos.
• Descrevam quais são os planos para atingi-los e quais as pesquisas necessárias.
• Discorram sobre incrementos e expansões para a linha de produto já existente, assim como as expectativas de aumento de vendas e no mercado.

Observação: neste tópico é recomendável que o grupo construa – se possível - junto com a empresa, uma matriz swot, com pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, fazendo uma análise da mesma e relatando as decisões que a empresa tem tomado ou pode vir a tomar para neutralizar ameaças e pontos fracos ou para explorar pontos fortes e oportunidades em seu planejamento. Aqui poderá estar um ponto de alta contribuição do grupo para a empresa e esta análise sistematizada é fundamental no TCC.

Agentes

• Falem sobre a concorrência e outros agentes (fornecedores, vendedores de atacado, distribuidores etc.) que fazem parte do setor. Comentem ao menos sobre a importância dos dois principais concorrentes e fornecedores.
• Discutam brevemente sobre as linhas dos produtos/serviços da concorrência. Falem mais detalhadamente sobre aqueles participantes com os quais a empresa tem envolvimento direto ou concorre diretamente.

Tendências

• Discutam o rumo que o setor está tomando.
• Afirmem se está declinando, melhorando ou estabilizando e quais as oportunidades que podem existir.
• Discutam como a empresa estará em três a cinco anos.
• Discutam o futuro da empresa em termos de necessidades e/ou aceitação de mercado e lucros potenciais.
• Descrevam eventos importantes ou mudanças no setor que podem afetar o negócio de forma positiva ou negativa.



Copyright © 2010 AIEC.