| As questões
seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista de obtenção
de dados e estão disponíveis no editor de relatórios.
1. Qual o nome da
empresa (Razão social e fantasia)? Quando e onde a empresa foi
criada? Qual sua localização? Qual é o tipo de empresa?
(indústria, comércio, serviços ou mista)
2. Qual o tamanho da empresa? Informar número de empregados e receita
bruta mensal/anual, bem como a margem bruta da empresa e do setor. Qual
o recorde de vendas e serviços da empresa? valores mensais ou anuais.
3. Quem são os fundadores? É uma empresa familiar? Quem
são as pessoas-chave envolvidas e quais as responsabilidades de
cada um?
4. Há quanto tempo a empresa está no mercado?
5. Qual a missão da empresa? (Avalie se traduz sua razão
de existir e se é inspiradora). E a visão? (Avalie se traduz
o que a empresa deseja ser em determinado tempo). Caso a empresa não
tenha isso formalmente, formule algo para discutir com a empresa e apresente
no relatório.
6. Porque os dirigentes entraram neste ramo de negócio, como este
empreendimento foi desenvolvido e como classificam o mercado em que atuam?
7. Quanto capital eles investiram até agora e quais foram as fontes?
8. Quais os problemas enfrentados pelos dirigentes ao entrarem nesse negócio?
Como foram superados?
9. Quais foram as conquistas mais significativas? Como e quando foram
alcançadas?
10. Qual o retorno do investimento feito pela empresa? Quais são
os valores de vendas totais (mensais e anuais)?
11. Qual é a situação atual no mercado desse tipo
de empresa? Há possibilidade de expansão? O mercado é
competitivo?
12. Quais são as características principais do setor?
13. O efeito sazonalidade tem impacto sobre as vendas? Em caso afirmativo,
quais são os períodos em que isto ocorre? As vendas decaem
ou aumentam? Por quê? A empresa possui alguma estratégia
para lidar com essa situação?
14. Quais são as principais ameaças à empresa (análise
swot)? (Estratégia)
15. Como a empresa irá se proteger dessas ameaças (análise
swot)? (Estratégia)
16. Quais os pontos fracos da empresa e o que pretende fazer para superá-los
(análise swot)? (Estratégia)
17. Quais as oportunidades o seu mercado ou ambiente oferecem? A empresa
tem algum plano de explorá-las? Como (análise swot)? (Estratégia)
18. Quais os pontos fortes da empresa? Em que eles fazem diferença
no seu desempenho (análise swot)? (Se a empresa não tem
a matriz swot estruturada, analisem junto com ela estes aspectos e façam
sugestões que possam contribuir no planejamento e gestão
da empresa.) (Estratégia)
19. A empresa possui patente registrada ou marca exclusiva? Há
alguma pendência nesse processo?
20. O que a empresa está vendendo?
21. Qual a finalidade do(s) produto(s) e/ou serviço(s)? Este (s)
produtos ou serviços resolvem que tipo de problema do cliente?
Atendem a que tipo de necessidade? È um bem de primeira necessidade
ou um bem de luxo?
22. Descreva as características principais de cada produto/serviço
(custo, design, qualidade, processo, equipe envolvida, etc..)
23. Quais são os benefícios, vantagens ou diferenciais dos
produtos ou serviços que a empresa está vendendo? O cliente
reconhece esses diferenciais da empresa? De que forma a empresa sabe disso?
24. Em que estágio do ciclo de vida está cada produto/serviço
(introdução, crescimento/maturidade/declínio) oferecido
pela empresa?
25. Qual a participação de cada produto/serviço no
faturamento total da empresa? Qual a margem de contribuição
dos produtos mais importantes?
26. No caso da empresa estar desenvolvendo algum produto, qual o estágio
em que se encontra o produto? (escolha e descreva) a) Idéia b)
Modelo c) Protótipo Funcional d) Produção em pequena
escala e) Plena produção (em qual nível?) f) Protótipo
de engenharia g) Protótipo de produção
27. Como o(s) produto(s) é(são) produzido(s)? Descreva em
linhas gerais o processo produtivo. Demanda muito investimento em mão-de-obra
e matéria prima?
28. A produção conta com algum tipo de terceirização?
Como?
29. Quais são as exigibilidades desse(s) produto(s) em termos de
segurança, testes, estudos, tecnologia, manutenção
e assistência?
30. Se a empresa produz ou comercializa mais de um produto, como a produção
e/ou promoção de um afetará outro? Quais as relações
entre eles no seu mix de produtos ou serviços?
31. Se o produto/serviço oferecido é novo ou atualizado,
o que o torna diferente quando comparado a outros similares e porque as
pessoas compram?
32. Quais são os serviços relacionados aos produtos oferecidos
pela empresa?
33. A empresa pretende expandir a linha de produtos/serviços? De
que forma? Quando?
34. A empresa tem sido bem sucedida até agora em conquistar seu
mercado?
35. Quais são os objetivos futuros da empresa (atuais e em 3 anos)?
Quais são as estratégias para atingi-los?
36. Como a empresa é afetada pela economia, tecnologia, sociedade,
meio ambiente, ou por tendências regulatórias? (análise
do macro ambiente, tendências e setor)
37. Quem são os maiores participantes desse setor (concorrentes,
fornecedores, grandes clientes, distribuidores, etc.)? A empresa consegue
visualizar quais serão os futuros concorrentes? (Agentes)
38. Qual o desempenho dos principais concorrentes? E percentual de mercado?
Quais as vantagens que a empresa tem sobre eles?
39. De que maneira a empresa pretende agir em mercados da concorrência?
40. Quais são as previsões para a empresa em um período
de 3 anos a 5 anos? Como será a sua participação
no mercado, aumentará ou diminuirá? Por quê? (Tendências)
41. A empresa possui parcerias ou alianças estratégicas
com outras empresas? Qual o tipo de parceria? Qual a razão e importância
dessas parcerias? (Estratégia)
|