Gestão de Pessoas

Introdução

Este módulo destina-se a apresentar como a Gestão de Pessoas ocorre concretamente na empresa. Empresas maiores e mais complexas costumam ser mais formais, possuem mais documentos escritos, políticas e diretrizes. As menores geralmente são mais informais, possuem menos registros, documentos e controles. Independentemente disso, seu papel será o de investigar, usar suas entrevistas para “sacarrolhar” seus interlocutores sobre os aspectos mais importantes da gestão de pessoas. O questionário com o roteiro de questões tem a finalidade de ajudar neste processo para que depois vocês possam selecionar as informações coletadas e produzir um relatório com os aspectos mais relevantes e suas observações críticas devidamente embasadas conceitualmente. Assim, vocês deverão mostrar a Política de Gestão de Pessoas, analisando documentos formais, ou relatar sobre as principais práticas de gestão de pessoas, isso a partir das entrevistas e observações realizadas. Também deverão analisar a composição societária e de propriedade, a estrutura da empresa e as linhas de autoridade e responsabilidades, bem como as práticas de gestão no provimento, desenvolvimento, avaliação, reconhecimento e recompensa, além de alguns aspectos ligados às relações trabalhistas.

Sugestão de apresentação e redação do relatório:

De posse das informações e dados colhidos com o questionário de entrevista, estruturem o relatório deste módulo de gestão de pessoas procurando fazer conexões entre as informações. Articulem bem as idéias, procurando construir um texto bem encadeado, com consistência interna, correção gramatical, boa apresentação, visão crítica, embasamento conceitual e uma estrutura básica que pode ter variações de acordo com as opções de cada grupo. A seguir sugere-se uma estrutura que pode ser útil a todos, a mesma que se utilizou para agrupar as informações do questionário.

1. Introdução (do módulo gestão de pessoas)

Apresentar em linhas gerais o conteúdo deste módulo.

2. Administração

Articular informações mais ligadas às questões de 1 a 4.

3. Estrutura Organizacional e Controles

Articular informações mais ligadas às questões de 5 a 8.

4. Subsistemas de Gestão de Pessoas

Articular informações mais ligadas às questões de 9 a 18.

5. Conclusão, considerações críticas e sugestões (podem agrupar no final do módulo ou ter um tópico destes em cada bloco de informações).

Após estruturar o texto do seu relatório para apresentar as informações e observações feitas no levantamento junto à empresa, faça uma apreciação crítica deste bloco de informações , à luz dos conceitos estudados ao longo do curso. Isso não impede que sua análise possa ser feita no corpo do relatório, no desenvolvimento de cada tópico, sendo esta a forma ideal. Recomendações e sugestões para a empresa devem ser devidamente embasadas a luz do que foi estudado e quanto a sua viabilidade e benefícios para a empresa em caso de adoção.

Erros a serem evitados:

• Ter amigos, parentes ou outras pessoas em posições estratégicas da administração que não são qualificadas para funções especializadas.
• Falhar em identificar e recrutar uma diretoria ativa e de prestígio.
• Falhar ao contratar advogados, consultores e outros serviços profissionais necessários.
• Utilizar um sistema pobre ou inadequado de contabilidade ou outros serviços administrativos.
• Quadro insuficiente de funcionários.
• Estabelecer linhas de hierarquia e responsabilidade pouco claras; possuir um sistema de gerenciamento ineficiente.
• Inexistência ou planejamento fraco de treinamento e orientação para funcionários.
• Falta de uma avaliação de desempenho formal para nortear as decisões de treinamento, promoções/carreira, bem como remuneração.
• Oferecer compensações e incentivos inferiores aos praticados no mercado.
• Possuir uma administração desequilibrada (muita chefia e poucos funcionários).

Tamanho sugerido do relatório: 3 a 5 páginas. Em caso de necessidade por conteúdos consistentes e relevantes pode-se extrapolar o limite sugerido.

Exemplo de organograma:



Copyright © 2010 AIEC.