Esse módulo é destinado a demonstrar que a empresa conhece o mercado, analisa a concorrência e identifica seus pontos fortes e fracos e que controla os fatores críticos de sucesso que a viabilizam a alcançar seu objetivo de vendas.

Sugestões de apresentação e redação do relatório:

Mercado Alvo e Características

• Citar fatos e dados obtidos em pesquisas de mercado e através da própria experiência.
• Descrever o mercado alvo da empresa, apresentando o perfil dos integrantes.
• Discutir como os produtos / serviços da empresa alcançam as necessidades / desejos deste mercado.
• Falar sobre os hábitos de compra dos clientes. Mencionar fatos pertinentes ao tamanho, idade, localização / área, profissão, renda, e outras informações demográficas do mercado.
• Incluir no apêndice estudos ou publicações feitas por profissionais sobre o assunto que possam reforçar essas informações anteriores.

Percentual do Mercado, Tendências, e Crescimento potencial

• Afirmar qual é a percentagem do mercado que a empresa possui no momento ou deseja possuir.
• Discutir as tendências do mercado – em termos locais e regionais.
• Informar se o mercado é sazonal e discuta como a empresa irá operar fora desses períodos.
• Discutir como o mercado pode mudar nos próximos três a cinco anos.
• Falar sobre o potencial de crescimento da empresa e de todo o mercado.
• Informar quais são as hipóteses utilizadas pela empresa para basear este padrão de crescimento (desenvolvimento tecnológico, mudança nas necessidades do mercado, custos, etc.).
• Discutir essas idéias e os custos / riscos associados à conquista de níveis mais elevados no mercado.

Vendas, Distribuição e Lucros do produto / Serviço

• Discutir o recorde de vendas projetado por produto / serviço.
• Informar quanto custa cada produto / serviço para produzir, distribuir, e vender.
• Discutir como esses produtos / serviços serão distribuídos e vendidos.
• Descrever qualquer característica especial da rede de distribuição e vendas.
• Discutir as implicações de transporte, tarifas, taxas alfandegárias, trocas externas, e outras regulamentações governamentais.

Políticas de Garantias e Serviços

• Elas são necessárias?
• Elas ajudam a empresa a vender os seus produtos e serviços?
• Qual a prática comum no setor em questão?

Perfil da Concorrência

• Destaque as principais vantagens da empresa em relação à concorrência.
• Faça uma crítica resumida sobre os concorrentes, descrevendo: tamanho, tempo no mercado, localização, volume de vendas, administração, modo de produção, e outras características.
• Apresente os concorrentes potenciais que poderão entrar no mercado.
Comparando Produtos / Serviços
• Discuta as similaridades e diferenças entre os produtos / serviços da empresa e os da concorrência.
• Compare o estilo de administração e produção da empresa com os da concorrência.
• Destaque as características que fazem os produtos / serviços da empresa serem mais atraentes no mercado.

Nicho de Mercado e Percentual

• Exponha a porcentagem aproximada do mercado que cada concorrente tem.
• Discorra sobre aqueles que possuem maior percentagem e porque eles têm vantagem.
• Fale sobre os concorrentes que se fortaleceram ou estão se fortalecendo no mercado.
• Discuta os segmentos particulares ou nichos que cada concorrente se destina.
• Discuta o nicho de mercado da empresa em relação a eles e qual percentual do mercado esse nicho compõe.
• Descreva para onde o mercado está indo.

Comparando Vantagens e Desvantagens

• Discuta as fraquezas e pontos fortes da empresa em relação aos seus maiores concorrentes.
• Estruture uma tabela com as seguintes informações: superioridade dos produtos, vantagens no preço, no mercado (grandes contratos com clientes ou fornecedores, proximidade com um mercado maior, ou com fornecedores de mão-de-obra, energia, transporte, terra, ou outras fontes), vantagens e desvantagens administrativas (experiência, recordes, habilidades, equipe, etc.). Coloque outras informações que você julgar necessário.



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