As questões abaixo têm o objetivo de orientar a entrevista de obtenção de dados e estão disponíveis no editor de relatórios.

1. Qual é o negócio da empresa?

2. Quais as expectativas da empresa quanto a esse negócio?

3. Qual o mercado alvo da empresa? (Quem é o cliente ideal?) Marque e descreva.

Indivíduos
Empresas
Agências Governamentais
Outros

4. Como ele é caracterizado? Qual é o perfil dos consumidores potenciais em termos de:

Idade
Sexo
Profissão
Renda
Localização geográfica
Outras referências

5. Quais as razões para a escolha desses segmentos?

6. Quais as vantagens que os clientes da empresa acreditam obter ao adquirir esses produtos e/ou serviços?

7. Qual o hábito de compras desses clientes?

8. Quanto os clientes economizam ao usar o (s) produto (s) /serviço (s) da empresa?

9. Eles terão que comprar outros bens ou serviços para utilizar os produtos/serviços da empresa?

10. Os hábitos (trabalho, consumo,etc.) dos clientes sofrerão mudanças?

11. Em geral, como a empresa procura melhor satisfazer as necessidades ou desejos de seus clientes?

12. Qual a parte ou percentual do mercado que a empresa tem?

13. Qual é o crescimento (histórico e potencial) do mercado da empresa?

14. Enquanto o mercado cresce, a parte (ou porcentagem) da empresa aumenta ou diminui?

15. Quais são as tendências do mercado?

16. O mercado é competitivo? Em caso negativo, por quê?

17. O mercado é sazonal? Em caso afirmativo, como os horários de funcionamento da empresa são adaptados a essa sazonalidade?

18. Quais são os fatores que mais afetam o negócio? (economia, concorrência, regulação governamental, etc.)

19. Qual é o objetivo da empresa em termos de percentual sobre o mercado disponível?

20. Qual a estimativa de crescimento das vendas (em valor financeiro e em unidades) para os próximos 3 anos?

21. Como a empresa pretende conquistar novos segmentos de mercado? Qual o custo dessas ações?

22. Como a empresa pretende manter sua participação no mercado?

23. De que maneira ela pretende aumentar sua participação no mercado?

24. Como a empresa atrairá novos clientes? Ela pretende oferecer algo novo ou diferenciado? O quê? Como?

25. Qual será o comportamento de mercado da empresa nos próximos 3 a 5 anos? Ele sofrerá mudanças?

26. Os produtos / serviços dessa empresa são comprados por outras empresas para servir os clientes deles?

27. Qual é o negócio principal das outras empresas? Com quais concorrentes há maior similaridade em termos do negócio principal de atuação?

28. Como o(s) produto(s) da empresa é(são) distribuído(s)? (Considere as opções abaixo e descreva a realidade da empresa.)

Diretamente

Revendedores

Venda por Atacado

Venda no Varejo

Representações de Produtores

Outro

29. Se há transporte envolvido, quais são as implicações de uma exportação? Importação? Impostos? Tarifas? Taxas Alfandegárias? Barreiras?

30. As expectativas de vendas da empresa estão de acordo com a sua capacidade produtiva?

31. As políticas de preço, serviço e garantias aplicadas pela empresa são atraentes no mercado?

32. Quanto custa produzir e vender cada produto / serviço? Quais são os lucros de cada um? (Descreva cada um)

33. Qual o volume de vendas da empresa (mensal e anual)?

34. Quais são os critérios de escolha destes distribuidores?

35. Quais são as metas por produto / serviço? (Produção e vendas)

36. Quem são os 5 (cinco) maiores concorrentes da empresa?

37. E os mais próximos?

38. O negócio deles é estável, crescente ou decrescente? Por quê?

39. Como o negócio da empresa se compara com o de seus concorrentes? (vantagens e desvantagens de cada)

Em termos de tempo no negócio?
Em termos do volume de vendas (unidades ou Reais)?
Em termos de tamanho e número de empregados e fornecedores pessoal de apoio?
Em termos de número de clientes? Percentual do mercado? Nicho produtivo?

40. Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o negócio da empresa e o negócio dos seus concorrentes?

41. O que a empresa aprendeu observando a forma como operam? O que funciona no caso deles? O que não funciona?

42. Faça uma análise comparativa das forças e fraquezas da empresa com os seus principais concorrentes. O que eles fazem melhor? Em quê são piores?

43. De que maneira agradam aos clientes deles?

44. Qual a política de preço deles?

45. Onde e como fazem propaganda?

46. Que imagem procura construir junto ao mercado? Funciona?

47. Em que nível esta empresa concorre com eles? (Considere as opções abaixo e descreva a realidade da empresa.)

Superioridade do produto
Preço
Propaganda
Tecnologia / inovação
Outro

48. Qual competência que diferencia esta empresa em relação à concorrência? Observe cada uma das opções abaixo e considere quais são as mais relevantes descrevendo as informações sobre as mesmas.

Operações
Administração
Produto
Preço
Serviço
Entrega
Outro

49. Como o (s) produto (s) / serviço (s) da empresa é (são) comparado (s) à concorrência pelo consumidor?

50. A empresa ameaça os objetivos estratégicos ou a imagem da concorrência?

51. Baseado nas informações já obtidas, como a atuação da empresa poderá ser melhor do que a da concorrência?

52. Em relação à participação do mercado, qual a fatia dessa empresa e de cada concorrente?

53. Quais concorrentes têm maiores chances de nos próximos 5 anos aumentar sua fatia de mercado? Por quê?

54. Apresente uma tabela comparativa da concorrência e da empresa onde estão realizando o TCC a fim de comparar os pontos fortes e fracos de cada uma.



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