Esse módulo destina-se a explicar detalhadamente as principais estratégias de marketing, desde a Segmentação, a Diferenciação e o Posicionamento, até o Mix de Marketing (Produto, Preço, Praça ou Promoção). Também busca-se verificar se essas estratégias estão integradas e quais são as estratégias futuras da empresa.

Sugestões de apresentação e redação do relatório:

Alcançando Metas

• Descrever o plano de ação atual.
• Discutir qual o papel das políticas internas e da mídia nesse plano.
• Apresentar o plano de marketing da empresa.
• Descrever os diferenciais dos produtos e serviços da empresa nos segmentos do mercado em que ela atua.
• Discutir como a empresa identifica seus clientes potenciais e como são alcançados.
• Explicar como a estratégia da empresa é afetada pela concorrência e o que é feito para minimizar esses efeitos.

Fixando Preços e Embalagem

• Descrever a política de preços da empresa e como eles são determinados.
• Discutir as influências da concorrência, descontos, custos, formas de pagamento, forças de mercado, e outros fatores que afetam o preço.
• Justificar os preços praticados, particularmente se estão substancialmente acima ou abaixo dos preços de produtos / serviços similares no mercado.
• Discutir os planos de design para embalagem e rótulo.
• Descrever como a marca, cores, logo e embalagem atraem o cliente e o fazem comprar.
• Discutir todos os guias e instruções relacionadas aos produtos e serviços.

Vendas e Distribuição

• Discutir qualquer relação existente com fornecedores e / ou distribuidores.
• Mencionar qualquer acordo de distribuição ou licença que está em vigor ou que será iniciado.
• Descrever como o produto / serviço será distribuído e em que área geográfica.
• Discutir o(s) método(s) de vendas, varejo, atacado, tele-vendas ou outros métodos.
• Discutir como estes métodos foram desenvolvidos e como são controlados.
• Informar as formas de pagamento aplicadas na empresa: vendas à vista, financiamento, leasing, crédito, termos de pagamento.
• Descrever como é estruturado o departamento comercial. A empresa possui equipe de vendas? De que maneira é determinada sua área de atuação? É comissionada?
• De que forma são determinadas suas metas de vendas? Quais são os incentivos?
• Informar como é feito o programa de contratação, treinamento e promoção.

Políticas de Garantia e Assistência

• Descrever os acordos de serviço, assistência técnica do produto, termos de garantias, e orientações ao consumidor.
• Discutir como essas políticas contribuem para a competitividade da empresa e como afetam os lucros.
• Descrever como a empresa lida com reclamações de clientes e outros problemas com os produtos / serviços.

Propaganda, Relações Públicas, e Promoções

• Descrever a publicidade, as relações públicas, os programas promocionais e campanhas que a empresa utiliza.
• Discutir a imagem da empresa no mercado. De que forma é mensurada ou monitorada pela empresa?
• Informar quais são os eventos, convenções e feiras que a empresa participa atualmente e quais poderiam vir a participar.

Erros a serem evitados:

• Considerar como estratégias de marketing apenas a parte de propaganda e publicidade.
• Confundir estratégias de marketing com estratégias de vendas.
• Não possuir uma política de preços bem definida.
• Para empreendimentos recentes: acreditar que os resultados da equipe de vendas possam ser excelentes a curto prazo e com poucos gastos.
• Falhar em apresentar diferenças comerciais do seu produto em relação aos da concorrência.
• Apresentar estratégias abrangentes, irracionais ou impossíveis.
• Subestimar a importância da embalagem e rótulo dos produtos que são desenvolvidos pela empresa.
• Apresentar as estratégias de marketing sem perceber que elas são integradas.

Tamanho sugerido do relatório: 5 -10 páginas



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