Tecnologia:
Pesquisa & Desenvolvimento
Para este módulo
temos dois tipos de questionários: um para empresas do tipo fabril
(indústrias fabricantes de produtos) e outro questionário
para empresas prestadoras de serviços.
Para empresas fabricantes de produtos procurem responder as questões
analisando se as mesmas planejam ou estão pesquisando o lançamento
de algum novo produto ou o melhoramento de algum produto que já
esteja sendo fabricado. Também deve ser analisado se a melhoria,
além de ser no produto propriamente dito, é no processo
de fabricação ou prestação do serviço.
Dentro da área de serviços deve ser analisada a possibilidade
de inovação ou criação e algum novo serviço
a ser realizado por esta empresa. Pode ser analisada também a melhoria
do processo da prestação do serviço em seus aspectos
de atendimento ao cliente, execução do serviço em
si, manutenção ou garantia.
Neste caso de querer melhorar, até por uma questão de sobrevivência
no mercado, que itens devem ser abordados e rearranjados para isso? Será
que este planejamento inclui treinamento ou retreinamento de mão
de obra? E os custos? Podem atrapalhar por estarem irreais em relação
ao planejado? Que equipamentos seriam necessários agregar nesta
proposta?
Caso não haja nenhuma das hipóteses anteriores sendo pesquisada
pela empresa, o próprio grupo deve verificar a possibilidade de
implantar algum novo produto ou serviço e ver as dificuldades que
poderiam acontecer caso isto viesse a ser feito.
Neste caso o trabalho deve explicar claramente que a empresa pesquisada
não pretende fabricar novos produtos ou realizar novos serviços
e nem mesmo melhorar os existentes.
O próprio questionário pode servir como um guia ajudando
a responder todas estas questões. Nem todas as questões
poderão ser respondidas, mas mesmo assim o questionário
ajudará o grupo a levantar informações para o relatório.
O questionário da Unidade I módulo 2 poderá servir
como um guia para explicar as possíveis melhorias que a empresa
pensa em fazer, ou então, que o grupo observou ser possível
fazer e relatá-las.
Abaixo segue a estrutura básica do texto do módulo:
Cabeçalho
com informações do grupo. Será avaliada também
a estética do trabalho.
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Existe alguma
melhoria de qualidade do produto ou serviço já implantada
no processo produtivo? Explicar qual é e como funciona.
Existe pesquisa para implantar alguma melhoria de qualidade na
fabricação do produto ou na prestação
de serviço no processo produtivo?
Se não existir esta pesquisa explicar o motivo de não
haver interesse da empresa (custos, desinteresse do mercado, falta
de equipamento apropriado, falta de mão de obra capacitada,
etc.).
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Na pesquisa
de novos produtos ou serviços existe o processo de inovação
para o mercado ou apenas reprodução de produtos
e serviços da concorrência?
Caso a empresa não tenha esta preocupação,
o grupo deverá propor alguma melhoria possível para
o produto ou serviço justificando a mesma.
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Que recursos
de mão de obra (capacitação, treinamento
ou retreinamento) são necessários para pesquisa
ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada
pelo grupo).
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Que recursos
de equipamentos são necessários para pesquisa ou
melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada
pelo grupo).
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Que recursos
financeiros (estimativa apenas) são necessários
para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta
e estimada pelo grupo).
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Avaliação
e análise do grupo sobre o impacto que esta melhoria já
implantada (ou melhoria proposta pela empresa ou melhoria proposta
pelo grupo) poderá causar no processo.
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Existe alguma
certificação de qualidade implantada pela empresa?
Explicar o que é controlado neste caso.
Em caso de não haver certificação qual o
tipo de controle de qualidade que o grupo proporia para a empresa
pesquisada e o que seria controlado?
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