Parte 3 - Marketing

Análises de mercado e concorrência
Mercado Alvo e Características
Percentual do Mercado, Tendências, e Crescimento potencial
Vendas, Distribuição e Lucros do produto / Serviço
Políticas de Garantias e Serviços
Perfil da Concorrência
Nicho de Mercado e Percentual
Vantagens e Desvantagens

Estratégia de Marketing

Plano de Marketing
Fixando Preços e Embalagem
Vendas e Distribuição
Políticas de Garantia e Assistência
Propaganda, Relações Públicas, e Promoções

Parte 4 - Produção

Processo de fabricação e operações
Localização da Empresa - análise em relação ao fornecimento de matéria primas e componentes (manufatura), deslocamento de clientes até a empresa ou de funcionários da empresa até os clientes (serviços)

Instalações da Empresa - descrição das dependências da empresa e seu layout básico (posicionamento de equipamentos principais e demais áreas de serviço).

Equipamentos, máquinas e acessórios necessários para a fabricação ou prestação de serviços.

Mão de obra necessária para executar a produção ou prestação do serviço. Quantificação e qualificação.

Descrição do ciclo de produção (tempo médio necessário para a fabricação de um lote de produtos ou a prestação de um serviço). Identificar se há sazonalidade ou estabilidade da fabricação do produto ou da prestação do serviço.

Identificar a capacidade máxima de produção, a capacidade utilizada de produção e a quantidade de produtos ou serviços que devem ser feitos para atingir o ponto de equilíbrio.

Descrição da sequência das etapas do processo de manufatura ou da prestação de serviços.

Identificação de algum gargalo no processo (etapa mais demorada, de maior custo ou mais complexa do processo).

Elaboração do fluxograma das etapas do processo.

Tecnologia: Pesquisa & Desenvolvimento

Melhorias de qualidade do produto ou serviço já implantadas no processo produtivo.
Se não existir esta pesquisa explicar o motivo de não haver interesse da empresa (custos, desinteresse do mercado, falta de equipamento apropriado, falta de mão de obra capacitada, etc.).

Na pesquisa de novos produtos ou serviços existe o processo de inovação para o mercado ou apenas reprodução de produtos e serviços da concorrência?
Caso a empresa não tenha esta preocupação, o grupo deverá propor alguma melhoria possível para o produto ou serviço justificando a mesma.

Que recursos de mão de obra (capacitação, treinamento ou retreinamento) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos de equipamentos são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Que recursos financeiros (estimativa apenas) são necessários para pesquisa ou melhoria do processo (feita pela empresa ou proposta e estimada pelo grupo).

Avaliação e análise do grupo sobre o impacto que esta melhoria já implantada (ou melhoria proposta pela empresa ou melhoria proposta pelo grupo) poderá causar no processo.

Existe alguma certificação de qualidade implantada pela empresa? Explicar o que é controlado neste caso.
Em caso de não haver certificação qual o tipo de controle de qualidade que o grupo proporia para a empresa pesquisada e o que seria controlado?

OBS: Verificar questões específicas para empresas fabricantes de produtos e empresas prestadoras de serviços.



Copyright © 2010 AIEC.