O papel da metáfora no entendimento da organização

O administrador enfrenta os desafios de observar e analisar as corporações por vários ângulos, considerando as diversas teorias existentes, para tomar as melhores decisões para a organização.

Daí, você pode estar pensando o que esse desafio tem a ver com o estudo das empresas com base em metáforas organizacionais? Bem, as metáforas facilitam aprender a lidar com uma nova maneira de ver e compreender a organização, para o administrador atuar de forma diferenciada nas suas decisões.

Porém, precisamos entender que o uso das metáforas apresenta tanto vantagens como limitações: a metáfora gera a compreensão parcial de muitos ângulos, porque ressalta alguns aspectos, colocando outros em segundo plano. Por outro lado, ela dá visibilidade a várias dimensões importantes da organização.


Temos de aceitar que qualquer teoria ou perspectiva que adotarmos no estudo da organização e da administração, embora capaz de criar ideias valiosas, é incompleta, parcial...

(MORGAN, 2001: 22)

Quando reconhecemos as vantagens e desvantagens do uso da metáfora, percebemos que nenhuma teoria, isoladamente, nos dará um ponto de vista sem reparos e que sirva a todos os propósitos.



Copyright © 2010 AIEC.